BIBLIOGRAFIA
1. Ensino/Aprendizagem
1.1. Bibliografia Geral
ASSUNÇÃO, C. e REI, J. (1999). Educar Para Os Valores. Lisboa: Ministério da Educação/ Departamento do Ensino Secundário.
ESTRELA, A. e NÓVOA, A. (org.) (1993). Avaliações em Educação: Novas Perspectivas. Porto: Porto Editora.
HADJI, C. (1990). L'évaluation règles du jeu, des intentions aux outils. Paris: ESF.
Obra de reflexão sobre as funções da avaliação e o problema da construção dos seus referentes, no sentido de ser evitado o «desvio tecnicista» e o «desvio autoritário». Inclui diversos quadros, do autor e de outros, de síntese das posições apresentadas sobre a prática de uma avaliação que se pretende formadora. Termina com glossário esclarecedor.
ONTORIA, A., BALLESTEROS, A. e outros. (1994). Mapas Conceptuais, Uma técnica para aprender. Porto: ASA.
ZABALSA, M. (1990). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: ASA.
Integrando o contributo de diversos autores, apresenta os princípios básicos a que deve obedecer o desenvolvimento curricular e perspectiva as funções do professor e da escola como criadores de currículo.
Considerando currículo em sentido amplo, integra a problemática da selecção das estratégias e a da operacionalização da avaliação.
1.2. Bibliografia Específica da História
ALMEIDA, A. M. e outros. (1998). O Património Local e Regional, subsídios para um trabalho transdisciplinar. Lisboa: Ministério da Educação/ Departamento do Ensino Secundário.
BOURDÉ, G. e MARTIN, H. (1990). As Escolas Históricas. Lisboa: Europa-América.
CARRETERO, M. e VOSS, J. F. (1994). Cognitive and instructional processes in history and social sciences. Hillsdale: NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Conjunto de estudos sobre os processos de aprendizagem em Ciências Sociais e principalmente em História.
Apresenta reflexão sobre o problema da compreensão dos conceitos e dos textos históricos apoiada na análise de situações concretas. Cada estudo é acompanhado de bibliografia.
CITRON, S. (1990). Ensinar a História Hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte.
CONNERTON, P. (1993). Como as Sociedades Recordam. Oeiras: Celta Editora.
Chamada de atenção para a importância do estudo de cerimónias comemorativas e de rituais transmitidos através dos tempos, para o conhecimento do passado; necessidade de abordagens transdisciplinares nesse processo.
EGAN, K. (1994). O Uso da Narrativa como Técnica de Ensino. Lisboa: Dom Quixote.
FÉLIX, N. e ROLDÃO, M. C. (1997). Dimensões Formativas de Disciplinas do Ensino Básico: História. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
FERRO, M. (1996) . Les Médias et l´Histoire. Paris: CFPJ Editions.
FURET, F. (s/d). A Oficina da História. Lisboa: Gradiva.
GARCÍA BLANCO, Á. (1994). Didáctica del Museo: el descubrimento de los objectos. Madrid: Ed. de la Torre.
MANIQUE, A. e PROENÇA, M. C. (1994). Didáctica da História: Património e História Local. Lisboa: Texto Editora.
MATTOSO, J. (1988). A Escrita da História, Teoria e Métodos. Lisboa: Presença.. (1999). A Função Social da História no Mundo de Hoje. Lisboa: APH. .(2000). «A História Hoje: que História ensinar?», in Noésis, 54 (Abril/Junho). Lisboa: Ministério da Educação/Instituto de Inovação Educacional
MENDES, J. M. A. (1987). A História como Ciência. Fontes, Metodologia e Teorização. Coimbra: Coimbra Editores.
MONIOT, H. (1993). Didactique de l’Histoire. Paris: Nathan.
POMIAN, K. ( 1999). Sur l´Histoire. Paris: Folio.
ROLDÃO, M. C. (1998).Gostar de História: Um Desafio Pedagógico. (5ª ed.). Lisboa: Texto Editora.
SOUSA, A. et al. (1993). Novos Estratégias Novos Recursos no Ensino da História. Lisboa: ASA.
TORGAL, L. R. (1989). História e Ideologia. Coimbra: Minerva.
VEYNE, P. (1983). Como se escreve a História. Lisboa: Edições 70.
2. Conteúdos disciplinares
2.1. Atlas
(1992). Atlas das Descobertas - Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa: Editorial Enciclopédia.
(1991). Atlas da História Mundial - Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa: Editorial Enciclopédia.
DUBY, G. (dir.) (1999). Atlas historique. Paris: Larousse.
KINDER, H. e HILGEMAN, w. (dir.). (1968). Atlas Historique. Paris: Librairie Stock.
LADURIE, E. (1981). Le grand atlas de l’histoire universelle, Paris, Armand-Colin.
MULLER, W e VOGEL, G. (1978). Atlas d´architecture mondiale des origines à Byzance. Paris: Librairie Stock..33
SERRYN, B. (1980) . Nouvel Atlas Bordas Historique et Géographique. Paris: Bordas.
VIDAL-NAQUET, P. (1992). Atlas Histórico: da Pré História aos nossos dias. Lisboa: Intercultura.
2.2. Cronologias
RODRIGUES, A. S. (coord.) (1996). História de Portugal em Datas. Coimbra: Temas e Debates. ., (coord.) (1996). História Comparada. Portugal, a Europa e o Mundo: uma visão cronológica. Lisboa:Círculo de Leitores.
Parte da cronologia da História de Portugal (da pré-história ao século XX) e estabelece relação com os movimentos europeus e universais contemplando o económico, o social, o político, o cultural, o científico e o religioso. Cada capítulo é antecedido de uma síntese interpretativa e todo texto é profusamente ilustrado.
2.3. Dicionários e Enciclopédias
AZEVEDO, C. M. (2000-2001). Dicionário de História Religiosa de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
COELHO, J.P. (1984). Dicionário de Literatura Portuguesa. Porto: Figueirinhas.
LUCIE-SMITH, E. (1990). Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Círculo de Leitores.
(1995).Encyclopédie de l’art. Milão: Garzanti.
Dicionário de pequeno formato, com milhares de artigos e de reproduções de obras de arte , da Pré-história aos nossos dias. Integra artigos de síntese sobre movimentos artísticos e suas relações com períodos e instituições históricos, notas biográficas e críticas sobre artistas e, no final, cronologia geral e léxico de termos técnicos.
MOURRE, M. (1998). Dicionário de História Universal. Porto: ASA.
SERRÃO J. (dir.) (1963-1971). Dicionário da História de Portugal. Lisboa: Iniciativas Editoriais. e continuação
BARRETO, A. e MÓNICA, M. F, (dir.) (1999-2000). Suplemento. Porto: Figueirinhas.
Obra de referência da historiografia portuguesa, recentemente completada com uma actualização sob o ponto de vista cronológico, abarcando o período de 1926 a 1974.
2.4. – Obras de Carácter Geral
ARIÈS, P. e DUBY, G. (dir). (1989-91). História da Vida Privada. 5 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
AZEVEDO, C. M. (2000-2001). História Religiosa de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
BETHENCOURT, F. e CHAUDHURI, K. (dir.) (1998). História da Expansão Portuguesa. 5 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
Visão dinâmica, no tempo e no espaço, da expansão portuguesa, desde os seus antecedentes medievais até ao termo do processo quase 600 anos depois. Procura compreender os "diferentes processos de expansão no tempo longo, de maneira a se destacarem motivações, estratégias de implantação, modelos de conquista, jogos de interesses, conflitos com outros poderes e formas de interacção com outros povos".
. (1994) .História das Inquisições – Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: Círculo de Leitores.
Estudo comparado das Inquisições portuguesa, espanhola e italiana, desde a fundação da Inquisição espanhola em 1478, até à sua abolição. O espaço abrangido compreende as Penínsulas Itálica e Ibérica e os territórios ultramarinos dos impérios hispânicos sob a jurisdição do tribunal inquisitorial. Procura-se traçar o processo global de estabelecimento, desenvolvimento, dominação, declínio e abolição dos tribunais, salientando os traços comuns e os divergentes.
CHÂTELET, F. (dir.) (1983). História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar Editora.
CIPOLLA, C. (dir.) (1972).The Fontana Economic History of Europe. London: Collins-Fontana.
DANGEN, P. et H., F. (dir.) (1995 -1998). Histoire de l’art, 5 vols. Paris: Flammarion.
DELUMEAU, J. (dir.) (1999). As Grandes Religiões do Mundo. Lisboa: Presença.
DUBY, G. e PERROT, M. (dir.) (1993/1994). História das Mulheres no Ocidente. 5 vols. Porto: Edições Afrontamento.
GROUT, D. e PALISCA, C. (1997). História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva.
JANSON, H. W.(1989). Historia da Arte. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian.
Obra de síntese, da Pré-História aos nossos dias. Análises estéticas das obras mais representativas da arte ocidental.
LÉON, P. (dir.). (1981-1984). História Económica e Social do Mundo. 6 vols, 12 tomos. Lisboa: João Sá da Costa.
MACEDO, J. (1977). História Diplomática Portuguesa, Constantes e Linhas de Força. Estudos de Geopolítica. Lisboa:Instituto de Defesa Nacional.
História interpretativa das relações internacionais de Portugal encaradas numa perspectiva geopolítica.
Identificação das constantes e linhas de força da diplomacia nacional a partir do estudo das conjunturas políticas decisivas para o país, entre o século XII e o Congresso de Viena.
MATA, E. e VALÉRIO, N. (1994). História Económica de Portugal, uma perspectiva global. Lisboa: Presença.
Breve história de Portugal com incidência particular em aspectos da área económica e da época contemporânea. Recua à pré-história para um breve sumário da evolução económica do futuro território continental português e avança até ao último decénio do século XX. Apresenta um apêndice estatístico com dados demográficos e económicos.
MATTOSO, J. (dir.) (1992/1994). História de Portugal. 9 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
MEDINA, J. (dir.) (1996). História de Portugal. Amadora: Clube Internacional do Livro.
NÉRY, R. V. e CASTRO, P. F. (1991). História da Música. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda.
Volume da Colecção Sínteses da Cultura Portuguesa publicado por ocasião da Exposição da Europália.
NUNES, A. B. e VALÉRIO, N. (1997). História Económica Mundial Contemporânea. Lisboa: Editorial Presença..34
Manual universitário que, entre outras finalidades, pretende constituir-se como base de estudo para quem tem formação noutras áreas científicas e necessita tomar contacto com a economia mundial contemporânea.
Organiza-se num quadro geográfico de âmbito universal caracterizando as diversas sociedades contemporâneas nos seus diferentes níveis de desenvolvimento. O período cronológico que abarca estende-se de meados do século XVIII a finais do século XX.
OLIVEIRA, C. (dir) (1996). História dos Municípios e do Poder Local (dos princípios da Idade Média à União Europeia). 2 vols. Lisboa: Temas e Debates.
PEREIRA, P. (1995) (dir). História da Arte Portuguesa. 3 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
Efectua uma síntese dos mais recentes estudos e inclui linhas de problematização relativamente às «condicionantes» e aos «impulsos» que «se foram gerando na construção dos diversos movimento de produção e criação artística» em Portugal. O âmbito cronológico estende-se desde a pré-história até ao fim do século XX.
REIS, A. (dir) (1990). Portugal Contemporâneo. 6 vols. Lisboa: Ed. Alfa.
-- (dir. ed. port. ) (1995). História do Século XX. 7 vols. Lisboa: Alfa.
Obra de divulgação cobrindo todo o século XX. Cada volume, profusamente ilustrado, inclui secções autónomas com dados de arquivo e pequenos dossiers sobre temas específicos, relevantes nos diversos sub-períodos. Todos os volumes finalizam com um dicionário biográfico e, na versão portuguesa, com um capítulo sobre a história de Portugal, referentes aos anos em estudo.
RODRIGUES, M. F. e MENDES, J.M. ª (1999). História da Indústria Portuguesa - Da Idade Média aos Nossos Dias.Mem Martins: Publicações Europa-América.
Estudo destinado a um público diversificado e produto da colaboração entre a academia e o mundo empresarial. Fixa e caracteriza com clareza as fases do processo de desenvolvimento das actividades artesanais e industriais em Portugal, desde o período medieval até final do século XX. Inclui bibliografia extensa e seleccionada.
SARAIVA, J.H. (dir.) (1983). História de Portugal. 6 vols. Lisboa: Publicações Alfa.
SCHULZE, H. (1999). Estado e Nação na História da Europa. Lisboa: Ed. Presença.
SERRÃO, J. e MARQUES, A. H. O. (dir.). Nova História de Portugal. Lisboa: Presença (em publicação).
., Nova História da Expansão Portuguesa, Lisboa: Presença, (em publicação).
SERRÃO, J. V. (1980). História de Portugal. Lisboa: Editorial Verbo.
SPROCCATI, S. (dir.) (1999). Guia de História da Arte. Lisboa: Presença.
Pequeno volume abrangendo os principais movimentos artísticos da Europa ocidental e os seus «protagonistas», do século XIV aos nossos dias; inclui reproduções de obras significativas, com notas de análise. Cada capítulo termina com tabela cronológica que contextualiza os movimentos e as obras. No final inclui referências aos principais museus.
VILLAR, P. (1980). Ouro e Moeda na História. Lisboa: Europa/América.
2.5. Obras Específicas dos módulos
Módulo 1
ALARCÃO, J. (1990). Portugal das Origens à Romanização, Nova História de Portugal, vol I . Lisboa: Editorial Presença,.
Síntese actualizada dos dados relativos à romanização do actual território português.
ALFOLDY, G. (1989 ). A História Social de Roma. Lisboa: Editorial Presença.
AMOURETTI,M.-C. e RUZÉ, F. (1993). O Mundo grego Antigo dos palácios de Creta à conquista romana. Lisboa: Dom Quixote.
BANNIARD, M. (1995). Génese Cultural da Europa, séculos V-VIII. Lisboa: Terramar.
O autor reflecte sobre as consequências das invasões e da fixação dos bárbaros e procede à análise da génese cultural da Europa, identificando os traços essenciais da civilização antiga que foram preservados.
CHRISTOL, M. e NONY, D. (1993) Roma e o seu Império - das origens às invasões bárbaras. Lisboa: D. Quixote.
No capítulo – O Declínio do Império – refere-se a estruturação da Igreja como componente essencial da civilização do Baixo Império. Manual universitário, inclui indicações bibliográficas no fim de cada capítulo.
FERREIRA, J. R. ( 1990). A Democracia na Grécia Antiga. Coimbra: Livraria Minerva.
O autor analisa o funcionamento da democracia ateniense, integrando a reflexão de outros historiadores. A obra contém um apêndice com numerosos textos, de temática diversificada, facilitadores da abordagem das fontes com os alunos.
FINLEY, M. I. ( 1988). Os Gregos Antigos. Lisboa: Edições 70.
. (1997) Política no Mundo Antigo. Lisboa: Edições 70.
GIARDINA, A. (dir.) ( 1992). o Homem Romano. Lisboa: Editorial Presença.
GRIMAL, P. (1988). A Civilização Romana. Lisboa: Edições 70.
. (1989). O cidadão na Grécia Antiga. Lisboa: Editorial Presença.
--- (1997). O Século de Augusto. Lisboa: Edições 70.
Pequeno volume que pode ser utilizado pelos alunos numa biografia de Augusto. Contextualiza também a literatura e a arte, com realce para a integração da obra de Virgílio e de Tito Lívio no projecto de fundamentação espiritual do regime imperial.
Módulo 2
BALARD, M. e outros. (1994). A Idade Média no Ocidente, Dos Bárbaros ao Renascimento. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
BONASSIÉ, P. (1985). Dicionário de História Medieval. Lisboa: Dom Quixote.
COELHO, M.H. C. e HOMEM, A. L. C. (coord.). (1996).Portugal em Definição de Fronteira (1096- -1325): do Condado Portucalense à Crise do Século XIV, Nova História de Portugal, vol. III. Lisboa: Presença.
Obra de síntese dos mais actualizados contributos historiográficos, abrange o período de 1096 a 1325, perspectivando a definição do território nacional, a estruturação social, a diversificação económica, o quadro institucional, a cultura, o ensino e a arte. Inclui vastíssima indicação das fontes consideradas e da bibliografia suporte e abundantes e esclarecedoras notas. Indispensável ao entendimento dos conteúdos abordados no módulo 2.
DIAS, P.(1994). A Arquitectura Gótica Portuguesa. Lisboa: Estampa.
DUBY, G.(1995). História Artística da Europa, A Idade Média, 2 vols. Lisboa: Quetzal.
DUCELLIER, A. et al. ( 1994). A Idade Média no Oriente, Bizâncio e o Islão, dos Bárbaros aos Otomanos. Lisboa: Dom Quixote.
GOMES, R. C. (1995). A Corte dos Reis de Portugal nos finais da Idade Média. Lisboa: Difel.
História da Universidade em Portuga.(1997)., vol. I, tomo I (1290-1536). Universidade de Coimbra - Fundação Calouste Gulbenkian.
GOUREVITCH, A. (1996). As Categorias da Cultura Medieval. Lisboa: Caminho.
KRUS, L. (1994). A Concepção Nobiliárquica do Espaço Ibérico, (1280-1380). Lisboa: Gulbenkian.
LE GOFF, J.(1973).Os Intelectuais na Idade Média. Lisboa: Estúdios Cor.
..(1987). A Bolsa e a Vida, Economia e Religião na Idade Média. Lisboa: Teorema.
. (1989). O Homem Medieval. Lisboa: Presença.
. (1999).Por Amor das Cidades. Lisboa: Edições Teorema.
Diálogo em torno das funções e das vivências citadinas, introduzindo reflexão sistemática sobre as relações passado-presente. Apresenta magníficas ilustrações de obras artísticas do período medieval cotejadas com fotografias de realidades da época contemporânea, contextualizando os problemas abordados.
. (2000). S. Francisco de Assis. Lisboa: Teorema.
. ( ) A Idade Média em Imagens. Lisboa: Verbo.
MARQUES, A. H. O. (1988). Novos Ensaios de História Medieval Portuguesa. Lisboa: Editorial Presença.
. et al. (1990). Atlas das Cidades Medievais Portuguesas, séculos XII a XV. Lisboa: Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa,
MATTOSO, J. (1995).Identificação de um País: ensaio sobre as origens de Portugal (1096-1325). Lisboa: Estampa.
RUCQUOI, A. (1995) .História Medieval da Península Ibérica. Lisboa: Estampa.
SARAIVA, A. J. (1991).A Cultura em Portugal. Teoria e História. Lisboa: Gradiva.
. (1988).O Crepúsculo da Idade Média em Portugal. Lisboa: Gradiva.
SILVA, J. C. V. (1995). Paços Medievais Portugueses. Lisboa: IPPAR.
TORRES, C. (1998). O Legado Islâmico em Portugal. Lisboa: Círculo de leitores
Módulo 3
ALVES, A. M. (s/d.). As Entradas Régias Portuguesas. Lisboa: Livros Horizonte.
Análise das entradas régias portuguesas desde o século XII até ao século XVIII, esclarecendo "a sua função política e social, a sua morfologia, a hierarquização dos seus elementos, as várias linguagens artísticas e meios de comunicação nelas empregues e o seu nível de leitura, consoante o público, ou públicos, nelas envolvidos."
BARRETO, L. F. (1983) .Descobrimentos e Renascimento – Formas de Ser e Pensar nos séculos XV e XVI. Lisboa, Imprensa Nacional,
. (1989).Os Descobrimentos e a Ordem do Saber – Uma Análise Sociocultural, Lisboa, Gradiva,
CHAUNU, P. (1993). O Tempo das Reformas (1250-1550), História Religiosa e sistema de civilização, II A Reforma Protestante. Lisboa: Edições 70.
CHANDEIGNE, M. e ARAÚJO, C. (dir.) ( 1999). Lisboa e os Descobrimentos - 1415-1580: a invenção do mundo pelos navegadores portugueses. Lisboa: Terramar.
CONTI, F. (1986). Como Reconhecer a Arte do Renascimento. Lisboa: Edições 70.
DELUMEAU, J. (1994). Uma História do Paraíso. O Jardim das Delícias. Lisboa: Terramar.
. (1994).A Civilização do Renascimento, 2 vols, Lisboa: Editorial Estampa.
Estuda o período que vai desde o fim do século XIII ao início do século XVII e pretende dar conta do dinamismo de toda a Europa numa perspectiva de história total, abarcando o panorama político, a abertura da Europa ao mundo, a economia, a sociedade e a mentalidade.
DIAS, J. J. A. (coord.). (1988). Portugal, do Renascimento à Crise Dinástica. Nova História de Portugal, vol V, Lisboa:Presença,
História de Portugal na sua "época de ouro", ocupa-se dos aspectos económicos, sociais, políticos e mentais, desde o último quartel do século XV e igual período do século XVI. Privilegia o espaço metropolitano, sendo "os Descobrimentos e a Expansão apenas aflorados na medida em que condicionaram as mudanças" que aí se registaram.
DIAS, P. (1985).A Arquitectura Manuelina. Porto: Liv. Civilização Ed.
FERRONHA, A. (coord.). (1991). O Confronto do Olhar. O Encontro de Povos das Navegações Portuguesas nos Séculos XV e XVI, Lisboa:Caminho.36
O encontro dos portugueses com africanos, asiáticos e ameríndios e as imagens do Outro na cartografia, na iconografia, nas crónicas e na literatura de viagens, nos séculos XV e XVI.
GARIN, E. (dir.). (1991).O Homem Renascentista. Lisboa: Editorial Presença.
Conjunto de nove ensaios que procuram retratar a época através do esboço de uma série de tipos humanos que, nas suas actividades e vivências, reflectem a sociedade e contribuem para a sua transformação: o príncipe, o condottiero, o cardeal, o cortesão, o filósofo e o mago, o mercador e o banqueiro, o artista, a mulher, os viajantes e os indígenas.
GODINHO, V. M. (1990). Mito e Mercadoria, Utopia e Práticas de Navegar: século XIII –XVIII. Lisboa: Difel.
GRAÇA, L. (1983). A Visão do Oriente na Literatura Portuguesa de Viagens: os Viajantes Portugueses e os Itinerários Terrestres (1560-1670). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Estudo que pretende verificar como o português comum - soldado, missionário, comerciante – reagiu ao encontro com os povos do Oriente, procurando inventariar os dados coincidentes, a partir de fontes documentais que abrangem os fins do século XVI e o início do século XVII.
HOOYKAS, R. (1983). O Humanismo e os Descobrimentos na Ciência e nas Letras Portuguesas do Século XVI. Lisboa: Gradiva.
LOUREIRO, R. M. (2000).Fidalgos, Missionários e Mandarins – Portugal e a China no Século XVI. Lisboa: Fundação Oriente.
PEARSON, M. N. (1990). Os Portugueses na Índia. Lisboa: Teorema/O Jornal.
Tem como objectivo avaliar o impacto da presença dos portugueses na Índia, desde a chegada de Vasco da Gama aos nossos dias, pretendendo dar a perspectiva do indiano e não a do europeu. Destaca, particularmente, a interacção social, económica e religiosa entre portugueses e indianos.
TAVARES, M. J. F. (1995). Os Judeus na Época dos Descobrimentos. Lisboa: Edições ELO.
THOMAZ, L. F. (1994) .De Ceuta a Timor. Lisboa: Difusão Editorial SA.
OUTROS RECURSOS
1. Endereços da Internet de carácter geral
1.1. Enciclopédias
Artyclopedia – Enciclopédia virtual da arte, consulta pelo nome dos artistas, nacionalidade ou movimento artístico – http://www.artyclopedia.com
Enciclopédia Encarta: http://www.encarta.msn.com.
Infoplease – 57 mil artigos da última edição da Columbia Encyclopedia e dicionário com 125 mil entradas: http://www.infoplease.com
Gallica 2000 - (Biblioteca Nacional Francesa): http://gallica.bnf.fr
The Spartacus Internet Encyclopedia –Organizada pelos seguintes temas: Os EUA 1840-1960, Mundo Medieval, História Britânica 1700-1900, I Guerra Mundial, Guerra Civil Americana, Escravatura 1750-1870, Comboios 1780-1900, Indústria Têxtil, Trabalho Infantil 1750-1900, Movimentos de Trabalhadores, Religião e Sociedade; fornece biografias, cronologias, imagens da época e uma lista de sites sobre História e Educação – www.spartacus.schoolnet.co.uk/USAimmigration.htm
1.2. Museus e Instituições Culturais
Art History – Site dedicado à Arte, não só europeia como dos outros continentes, desde a Pré-história até à actualidade, apresenta temas e autores inseridos nas correntes artísticas e formas de expressão, cronologia, biografias e endereços de museus e galerias organizados por países – http://witcombe.sbc.edu/ARTHLinks.html
British Museum, Londres: http://www.thebritish-museum.ac.uk/
European Schoolnet - Projecto financiado pela Comissão Europeia, organizado em vários departamentos (Arte, Cultura, História…) que sugerem actividades sobre temas relevantes da História Europeia e fornecem materiais específicos para auxiliar a pesquisa dos alunos e a preparação das aulas dos professores: www.en.eun.org/menu/vs/vs-set.html
Internet Modern History Sourcebook – Projecto do Departamento de História da Fordham University de Nova York que visa permitir fácil acesso a fontes primárias e outros materiais pedagógicos sobre a História das Europa e do Mundo, organizando-os em três grandes áreas: Antiguidade, Idade Média, Mundo Contemporâneo: www.fordham.edu/halall/m,od/modsbook.html
Metropolitan Museum of Art, Nova York: http://www.metmuseum.org
Musée de l’Homme, Paris: http://www.mnhn.fr/mnhn/mdn/
Museé d’Orsay, Paris: http://museeorsay.fr
Musée du Louvre, Paris: http://www.culture.fr/louvre
Musei Vaticani, Roma: Galerias e Capela Sistina: http://www.christusrex.org/www1/vaticano/0-Musei.htm1
Museo del Prado, Madrid: http://museoprado.mcu.es
Museu da Cidade, Lisboa: http://portugal.hpv.pt/lisboa/mcd
Museu da Marinha, Lisboa: http://www.museumarinha.pt
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa: http://www.eunet.pt/IPM/AANTIGA/aantiga.htm
Museu Nacional Machado de Castro: http://www.uc.pt/MachCastro/top.htm
Museu Nacional do Azulejo: http://www.eunet.pt/IPM/AZULEJO/azulejo.htm
Museu Nacional dos Coches: http://www.eunet.pt/IPM/COCHES/coches.htm
Museu Virtual da Imprensa - da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa/Jornais e Artes Gráficas, mostra alguns exemplares do património recolhido, sugere itinerários de visitas e divulga a história do sector :http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress
Museum of Modern Art, Nova York: http://www.moma.org
National Gallery, Londres: http://www.nationalgallery.org.uk
4000 years of women in science – Informação sobre o contributo das mulheres para o avanço da ciência desde a antiguidade até ao século XX: http://www.astr.ua.edu/4000ws/4000ws.htm
Rijksmuseum, Amesterdão – A arte dos Países-Baixos de 1260 a 1900: www.rijksmuseum.nl
RIMUS – Rede Interactiva de Museus (Museu Nacional da Imprensa, Porto): www.imultimédia.pt
Science Museum, London: http://www.sciencemuseum.org.UK
Seis Séculos de Pintura Portuguesa: http://www.uc.pt/6spp
Tate Modern Gallery, Londres – Obras de arte do século XX organizadas por temas:http://www.tate.org.uk/modern/default.htm
Victorian Web (The) – Divulga materiais pedagógicos preparados na Brown University referentes a todo o século XIX
e organizados em grandes temas: História política, História social, Filosofia, Religião, Ciência, Tecnologia e Artes Visuais: http://landow.stg.brown.edu/victorian/victorian/victor.html
Uffizzi, Florença – A partir do índice, organizado por salas e por autores, é possível visualizar as obras dos principais pintores do Renascimento: http://www.arca.net/uffizzi/index1.htm
2. CD-ROM de carácter geral
All About Science, Queue Inc., 1991. CD-ROM. PC/MAC.
Art Gallery - The Collection of the Nacional Gallery, London, Microsoft, 1993. CD-ROM. PC.
Art History Ilustrated, Queu Inc., 1995. CD-ROM. PC/MAC.
A passion for art/Une passion pour l'art, Corbis, 1996. CD-ROM. PC.
De Bocage a Antero, Percursos do Romantismo Português, Porto Editora
Dicionário de Arte Universal Moderna e Contemporânea, Texto Editora,1998.CD-ROM.PC:
Enciclopédia Encarta 98, Microsoft, 1998,CD-ROM. PC
Enciclopédia Universal, Texto Editora, CD-ROM. PC.Enciclopédia Universal Multimédia, Texto Editora, 1997. CD-ROM.PC
Exploration and Colonization, Queue Inc, 1993. CD-ROM. PC/MAC.
História do Mundo, Kindersley/Globo,1997.CD-ROM.PC.
The Story of Civilization, World Library, Inc, 1996. CD-ROM. PC.
Larousse Multimédia Encyclopédique, Larousse,1998, CD-ROM. PC/MAC.
Le Grand Louvre, EMME Interactive, 1996. 2 CD-ROM. PC/MAC.
Le Louvre - Le palais et ses peintures, Montparnasse Multimedia/Réunion des Musées Nationaux, 1994. CD-ROM.
PC/MAC.
Lisboa, Philips Interactive Media, 1993. CD-I
Masterpieces of Painting, EMME, 1996. 2 CD-ROM. PC.
Musée d’Orsay, 1848-1914: promenade interative au coeur de L’art du XIXE siècle, Paris, Réunion des Musées Nationaux/Montparnasse Multimedia, 1997.
The Vatican: The Painting Gallery, EMME Interactive/Musei Vaticani, 1996. CD-ROM. PC/MA.38
3. Endereços da Internet, CD-ROM e Videocassetes específicos dos módulos
3.1. Módulo 1
Ancient City of Athens (The )- arquivo de imagens do património arqueológico e arquitectónico : http://www.indiana.edu/~kglowack/athens/
Conímbriga:http://www.uc.pt/Conimbriga/CONIMBR.HTM
Forum Romanum – visita virtual à Roma Imperial: http://www.geocities.com/~stilicho/
Helenic Culture (Museus Gregos) – http://www.culture.gr
Plan de Rome - A cidade de Roma na época imperial , reconstituições e maquetas:http://www.unicaen.fr/rome/visites.html
La mythologic antique, ODA/RMN, 1997. CD-ROM. PC/MAC.
Voyage in Greece, EMME Interactive, 1996. CD-ROM. PC.
3.2. Módulo 2
Arte e Arquitectura Medievais: http://www1.pitt.edu/~medart/
Camelot International – visita virtual a uma aldeia medieval: http://www.camelotintl.com/index.html
Cronologia Universal – séc. XIII : http://www.terravista.pt/IlhadoMel/2915/
Ordem Franciscana (A): http://www.virtual-net.pt/FranciscanosVaratojo/ofm.html
L'Art du Moyen Age, Gallimard, 1996. CD-ROM. PC/MAC
Castelos de Portugal, Forum Multimédia, 1995. CD-ROM. PC.
Cathédrales gotbiques d'Europe, Kairos Vision/RMN, 1995. CD-ROM. PC/C.
Nos confins da Idade Média, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português dos Museus, 1991-92.
3.3. Módulo 3
Cantactos Estabelecidos entre Espanhóis e Índios (Os): http://www.northlink.com/~hauxe/dkshore.htm
Companhia de Jesus (A): http://companhiajesus.pt/intro/hist_port.htm
Descobrimentos e a Expansão Portuguesa (OS): http://www.cncdp.pt/cncdp/crista/index.html
Escravidão no Brasil e o Tráfico Negreiro (A): http://www.sectec.rj.gov.br/redeescola/especialistas/historia/tema05/his-tm05.html
História da Cidade de Lisboa : http://www.cncdp.pt/bicos/index.html
Mosteiro dos Jerónimos – Torre de Belém – http://www.cidadevirtual.pt/mosteiro-jerónimos
Portugueses no Oriente (Os): http://www.cncdp.pt/gama/index.html
Botticelli, EMME Interactive, 1996. CD-ROM. PC/MAC.
Leonardo da Vinci. The painting, EMME Interactive, 1995. CD-ROM. PC.
Leonardo, the invenctor, Softkey, 1996. CD-ROM. PC/MAC.
Les Médicis, EMME Interactive, 1995. CD-ROM. PC/MAC.
Renaissance Gallery, Philips Interactive Media, 1992. DC-I.
The Mastery of Michelangelo, Queue Inc., 1992. CD-ROM. PC/MAC.
The Renaissance of Florence, Philips Interactive Media, 1991 e 1995. CD-I e CD-ROM. PC/MAC.
Vida e obra de Luís de Camões, Porto Editora, 1996. CD-ROM. PC
Uffizzi, Opera Multimedia, 1995. CD-ROM. PC.
Vídeos
África e os Africanos, Iconografia do Encontro,A. L. Ferronha (coord.), CNCDP, 1996
Arte na Época dos Descobrimentos (A), CNCDP, 1995
Comércio Português de Escravos (O), realização de A.L. Ferronha, CNCDP, 1994.
Embaixada de D. Manuel ao Papa Leão X, CNCDP, Universidade Aberta, 1994.
Portugal ao Encontro da sua História, Lisboa, RTP,1988
Viagem (A), Pavilhão de Portugal Expo 98, D&D Audiovisuais SA,1998.
Viagem das Plantas (A), Realização de Filomena Tapada e Mariana Bettencourt, Lisboa, Ministério da Educação-CNCDP,1994.
4. Organismos Internacionais
UNESCO Portugal: www.cidadevirtual.pt/unesco.portugal
5. Organismos nacionais
CNCDP- Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. http://www.cncdp.pt/
DGEMN – Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais: www.monumentos.pt
IPM – Instituto Português de Museus: www.ipmuseus.pt
IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico: www.ippar.pt
IPA – Instituto Português de Arqueologia: www.ipa.min-cultura.pt
IPCC - Instituto Português de Cartografia e Cadastro: www.ipcc.pt
1. Ensino/Aprendizagem
1.1. Bibliografia Geral
ASSUNÇÃO, C. e REI, J. (1999). Educar Para Os Valores. Lisboa: Ministério da Educação/ Departamento do Ensino Secundário.
ESTRELA, A. e NÓVOA, A. (org.) (1993). Avaliações em Educação: Novas Perspectivas. Porto: Porto Editora.
HADJI, C. (1990). L'évaluation règles du jeu, des intentions aux outils. Paris: ESF.
Obra de reflexão sobre as funções da avaliação e o problema da construção dos seus referentes, no sentido de ser evitado o «desvio tecnicista» e o «desvio autoritário». Inclui diversos quadros, do autor e de outros, de síntese das posições apresentadas sobre a prática de uma avaliação que se pretende formadora. Termina com glossário esclarecedor.
ONTORIA, A., BALLESTEROS, A. e outros. (1994). Mapas Conceptuais, Uma técnica para aprender. Porto: ASA.
ZABALSA, M. (1990). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Porto: ASA.
Integrando o contributo de diversos autores, apresenta os princípios básicos a que deve obedecer o desenvolvimento curricular e perspectiva as funções do professor e da escola como criadores de currículo.
Considerando currículo em sentido amplo, integra a problemática da selecção das estratégias e a da operacionalização da avaliação.
1.2. Bibliografia Específica da História
ALMEIDA, A. M. e outros. (1998). O Património Local e Regional, subsídios para um trabalho transdisciplinar. Lisboa: Ministério da Educação/ Departamento do Ensino Secundário.
BOURDÉ, G. e MARTIN, H. (1990). As Escolas Históricas. Lisboa: Europa-América.
CARRETERO, M. e VOSS, J. F. (1994). Cognitive and instructional processes in history and social sciences. Hillsdale: NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Conjunto de estudos sobre os processos de aprendizagem em Ciências Sociais e principalmente em História.
Apresenta reflexão sobre o problema da compreensão dos conceitos e dos textos históricos apoiada na análise de situações concretas. Cada estudo é acompanhado de bibliografia.
CITRON, S. (1990). Ensinar a História Hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte.
CONNERTON, P. (1993). Como as Sociedades Recordam. Oeiras: Celta Editora.
Chamada de atenção para a importância do estudo de cerimónias comemorativas e de rituais transmitidos através dos tempos, para o conhecimento do passado; necessidade de abordagens transdisciplinares nesse processo.
EGAN, K. (1994). O Uso da Narrativa como Técnica de Ensino. Lisboa: Dom Quixote.
FÉLIX, N. e ROLDÃO, M. C. (1997). Dimensões Formativas de Disciplinas do Ensino Básico: História. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
FERRO, M. (1996) . Les Médias et l´Histoire. Paris: CFPJ Editions.
FURET, F. (s/d). A Oficina da História. Lisboa: Gradiva.
GARCÍA BLANCO, Á. (1994). Didáctica del Museo: el descubrimento de los objectos. Madrid: Ed. de la Torre.
MANIQUE, A. e PROENÇA, M. C. (1994). Didáctica da História: Património e História Local. Lisboa: Texto Editora.
MATTOSO, J. (1988). A Escrita da História, Teoria e Métodos. Lisboa: Presença.. (1999). A Função Social da História no Mundo de Hoje. Lisboa: APH. .(2000). «A História Hoje: que História ensinar?», in Noésis, 54 (Abril/Junho). Lisboa: Ministério da Educação/Instituto de Inovação Educacional
MENDES, J. M. A. (1987). A História como Ciência. Fontes, Metodologia e Teorização. Coimbra: Coimbra Editores.
MONIOT, H. (1993). Didactique de l’Histoire. Paris: Nathan.
POMIAN, K. ( 1999). Sur l´Histoire. Paris: Folio.
ROLDÃO, M. C. (1998).Gostar de História: Um Desafio Pedagógico. (5ª ed.). Lisboa: Texto Editora.
SOUSA, A. et al. (1993). Novos Estratégias Novos Recursos no Ensino da História. Lisboa: ASA.
TORGAL, L. R. (1989). História e Ideologia. Coimbra: Minerva.
VEYNE, P. (1983). Como se escreve a História. Lisboa: Edições 70.
2. Conteúdos disciplinares
2.1. Atlas
(1992). Atlas das Descobertas - Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa: Editorial Enciclopédia.
(1991). Atlas da História Mundial - Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Lisboa: Editorial Enciclopédia.
DUBY, G. (dir.) (1999). Atlas historique. Paris: Larousse.
KINDER, H. e HILGEMAN, w. (dir.). (1968). Atlas Historique. Paris: Librairie Stock.
LADURIE, E. (1981). Le grand atlas de l’histoire universelle, Paris, Armand-Colin.
MULLER, W e VOGEL, G. (1978). Atlas d´architecture mondiale des origines à Byzance. Paris: Librairie Stock..33
SERRYN, B. (1980) . Nouvel Atlas Bordas Historique et Géographique. Paris: Bordas.
VIDAL-NAQUET, P. (1992). Atlas Histórico: da Pré História aos nossos dias. Lisboa: Intercultura.
2.2. Cronologias
RODRIGUES, A. S. (coord.) (1996). História de Portugal em Datas. Coimbra: Temas e Debates. ., (coord.) (1996). História Comparada. Portugal, a Europa e o Mundo: uma visão cronológica. Lisboa:Círculo de Leitores.
Parte da cronologia da História de Portugal (da pré-história ao século XX) e estabelece relação com os movimentos europeus e universais contemplando o económico, o social, o político, o cultural, o científico e o religioso. Cada capítulo é antecedido de uma síntese interpretativa e todo texto é profusamente ilustrado.
2.3. Dicionários e Enciclopédias
AZEVEDO, C. M. (2000-2001). Dicionário de História Religiosa de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
COELHO, J.P. (1984). Dicionário de Literatura Portuguesa. Porto: Figueirinhas.
LUCIE-SMITH, E. (1990). Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Círculo de Leitores.
(1995).Encyclopédie de l’art. Milão: Garzanti.
Dicionário de pequeno formato, com milhares de artigos e de reproduções de obras de arte , da Pré-história aos nossos dias. Integra artigos de síntese sobre movimentos artísticos e suas relações com períodos e instituições históricos, notas biográficas e críticas sobre artistas e, no final, cronologia geral e léxico de termos técnicos.
MOURRE, M. (1998). Dicionário de História Universal. Porto: ASA.
SERRÃO J. (dir.) (1963-1971). Dicionário da História de Portugal. Lisboa: Iniciativas Editoriais. e continuação
BARRETO, A. e MÓNICA, M. F, (dir.) (1999-2000). Suplemento. Porto: Figueirinhas.
Obra de referência da historiografia portuguesa, recentemente completada com uma actualização sob o ponto de vista cronológico, abarcando o período de 1926 a 1974.
2.4. – Obras de Carácter Geral
ARIÈS, P. e DUBY, G. (dir). (1989-91). História da Vida Privada. 5 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
AZEVEDO, C. M. (2000-2001). História Religiosa de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
BETHENCOURT, F. e CHAUDHURI, K. (dir.) (1998). História da Expansão Portuguesa. 5 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
Visão dinâmica, no tempo e no espaço, da expansão portuguesa, desde os seus antecedentes medievais até ao termo do processo quase 600 anos depois. Procura compreender os "diferentes processos de expansão no tempo longo, de maneira a se destacarem motivações, estratégias de implantação, modelos de conquista, jogos de interesses, conflitos com outros poderes e formas de interacção com outros povos".
. (1994) .História das Inquisições – Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: Círculo de Leitores.
Estudo comparado das Inquisições portuguesa, espanhola e italiana, desde a fundação da Inquisição espanhola em 1478, até à sua abolição. O espaço abrangido compreende as Penínsulas Itálica e Ibérica e os territórios ultramarinos dos impérios hispânicos sob a jurisdição do tribunal inquisitorial. Procura-se traçar o processo global de estabelecimento, desenvolvimento, dominação, declínio e abolição dos tribunais, salientando os traços comuns e os divergentes.
CHÂTELET, F. (dir.) (1983). História das Ideias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar Editora.
CIPOLLA, C. (dir.) (1972).The Fontana Economic History of Europe. London: Collins-Fontana.
DANGEN, P. et H., F. (dir.) (1995 -1998). Histoire de l’art, 5 vols. Paris: Flammarion.
DELUMEAU, J. (dir.) (1999). As Grandes Religiões do Mundo. Lisboa: Presença.
DUBY, G. e PERROT, M. (dir.) (1993/1994). História das Mulheres no Ocidente. 5 vols. Porto: Edições Afrontamento.
GROUT, D. e PALISCA, C. (1997). História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva.
JANSON, H. W.(1989). Historia da Arte. Lisboa: Fundação C. Gulbenkian.
Obra de síntese, da Pré-História aos nossos dias. Análises estéticas das obras mais representativas da arte ocidental.
LÉON, P. (dir.). (1981-1984). História Económica e Social do Mundo. 6 vols, 12 tomos. Lisboa: João Sá da Costa.
MACEDO, J. (1977). História Diplomática Portuguesa, Constantes e Linhas de Força. Estudos de Geopolítica. Lisboa:Instituto de Defesa Nacional.
História interpretativa das relações internacionais de Portugal encaradas numa perspectiva geopolítica.
Identificação das constantes e linhas de força da diplomacia nacional a partir do estudo das conjunturas políticas decisivas para o país, entre o século XII e o Congresso de Viena.
MATA, E. e VALÉRIO, N. (1994). História Económica de Portugal, uma perspectiva global. Lisboa: Presença.
Breve história de Portugal com incidência particular em aspectos da área económica e da época contemporânea. Recua à pré-história para um breve sumário da evolução económica do futuro território continental português e avança até ao último decénio do século XX. Apresenta um apêndice estatístico com dados demográficos e económicos.
MATTOSO, J. (dir.) (1992/1994). História de Portugal. 9 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
MEDINA, J. (dir.) (1996). História de Portugal. Amadora: Clube Internacional do Livro.
NÉRY, R. V. e CASTRO, P. F. (1991). História da Música. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda.
Volume da Colecção Sínteses da Cultura Portuguesa publicado por ocasião da Exposição da Europália.
NUNES, A. B. e VALÉRIO, N. (1997). História Económica Mundial Contemporânea. Lisboa: Editorial Presença..34
Manual universitário que, entre outras finalidades, pretende constituir-se como base de estudo para quem tem formação noutras áreas científicas e necessita tomar contacto com a economia mundial contemporânea.
Organiza-se num quadro geográfico de âmbito universal caracterizando as diversas sociedades contemporâneas nos seus diferentes níveis de desenvolvimento. O período cronológico que abarca estende-se de meados do século XVIII a finais do século XX.
OLIVEIRA, C. (dir) (1996). História dos Municípios e do Poder Local (dos princípios da Idade Média à União Europeia). 2 vols. Lisboa: Temas e Debates.
PEREIRA, P. (1995) (dir). História da Arte Portuguesa. 3 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
Efectua uma síntese dos mais recentes estudos e inclui linhas de problematização relativamente às «condicionantes» e aos «impulsos» que «se foram gerando na construção dos diversos movimento de produção e criação artística» em Portugal. O âmbito cronológico estende-se desde a pré-história até ao fim do século XX.
REIS, A. (dir) (1990). Portugal Contemporâneo. 6 vols. Lisboa: Ed. Alfa.
-- (dir. ed. port. ) (1995). História do Século XX. 7 vols. Lisboa: Alfa.
Obra de divulgação cobrindo todo o século XX. Cada volume, profusamente ilustrado, inclui secções autónomas com dados de arquivo e pequenos dossiers sobre temas específicos, relevantes nos diversos sub-períodos. Todos os volumes finalizam com um dicionário biográfico e, na versão portuguesa, com um capítulo sobre a história de Portugal, referentes aos anos em estudo.
RODRIGUES, M. F. e MENDES, J.M. ª (1999). História da Indústria Portuguesa - Da Idade Média aos Nossos Dias.Mem Martins: Publicações Europa-América.
Estudo destinado a um público diversificado e produto da colaboração entre a academia e o mundo empresarial. Fixa e caracteriza com clareza as fases do processo de desenvolvimento das actividades artesanais e industriais em Portugal, desde o período medieval até final do século XX. Inclui bibliografia extensa e seleccionada.
SARAIVA, J.H. (dir.) (1983). História de Portugal. 6 vols. Lisboa: Publicações Alfa.
SCHULZE, H. (1999). Estado e Nação na História da Europa. Lisboa: Ed. Presença.
SERRÃO, J. e MARQUES, A. H. O. (dir.). Nova História de Portugal. Lisboa: Presença (em publicação).
., Nova História da Expansão Portuguesa, Lisboa: Presença, (em publicação).
SERRÃO, J. V. (1980). História de Portugal. Lisboa: Editorial Verbo.
SPROCCATI, S. (dir.) (1999). Guia de História da Arte. Lisboa: Presença.
Pequeno volume abrangendo os principais movimentos artísticos da Europa ocidental e os seus «protagonistas», do século XIV aos nossos dias; inclui reproduções de obras significativas, com notas de análise. Cada capítulo termina com tabela cronológica que contextualiza os movimentos e as obras. No final inclui referências aos principais museus.
VILLAR, P. (1980). Ouro e Moeda na História. Lisboa: Europa/América.
2.5. Obras Específicas dos módulos
Módulo 1
ALARCÃO, J. (1990). Portugal das Origens à Romanização, Nova História de Portugal, vol I . Lisboa: Editorial Presença,.
Síntese actualizada dos dados relativos à romanização do actual território português.
ALFOLDY, G. (1989 ). A História Social de Roma. Lisboa: Editorial Presença.
AMOURETTI,M.-C. e RUZÉ, F. (1993). O Mundo grego Antigo dos palácios de Creta à conquista romana. Lisboa: Dom Quixote.
BANNIARD, M. (1995). Génese Cultural da Europa, séculos V-VIII. Lisboa: Terramar.
O autor reflecte sobre as consequências das invasões e da fixação dos bárbaros e procede à análise da génese cultural da Europa, identificando os traços essenciais da civilização antiga que foram preservados.
CHRISTOL, M. e NONY, D. (1993) Roma e o seu Império - das origens às invasões bárbaras. Lisboa: D. Quixote.
No capítulo – O Declínio do Império – refere-se a estruturação da Igreja como componente essencial da civilização do Baixo Império. Manual universitário, inclui indicações bibliográficas no fim de cada capítulo.
FERREIRA, J. R. ( 1990). A Democracia na Grécia Antiga. Coimbra: Livraria Minerva.
O autor analisa o funcionamento da democracia ateniense, integrando a reflexão de outros historiadores. A obra contém um apêndice com numerosos textos, de temática diversificada, facilitadores da abordagem das fontes com os alunos.
FINLEY, M. I. ( 1988). Os Gregos Antigos. Lisboa: Edições 70.
. (1997) Política no Mundo Antigo. Lisboa: Edições 70.
GIARDINA, A. (dir.) ( 1992). o Homem Romano. Lisboa: Editorial Presença.
GRIMAL, P. (1988). A Civilização Romana. Lisboa: Edições 70.
. (1989). O cidadão na Grécia Antiga. Lisboa: Editorial Presença.
--- (1997). O Século de Augusto. Lisboa: Edições 70.
Pequeno volume que pode ser utilizado pelos alunos numa biografia de Augusto. Contextualiza também a literatura e a arte, com realce para a integração da obra de Virgílio e de Tito Lívio no projecto de fundamentação espiritual do regime imperial.
Módulo 2
BALARD, M. e outros. (1994). A Idade Média no Ocidente, Dos Bárbaros ao Renascimento. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
BONASSIÉ, P. (1985). Dicionário de História Medieval. Lisboa: Dom Quixote.
COELHO, M.H. C. e HOMEM, A. L. C. (coord.). (1996).Portugal em Definição de Fronteira (1096- -1325): do Condado Portucalense à Crise do Século XIV, Nova História de Portugal, vol. III. Lisboa: Presença.
Obra de síntese dos mais actualizados contributos historiográficos, abrange o período de 1096 a 1325, perspectivando a definição do território nacional, a estruturação social, a diversificação económica, o quadro institucional, a cultura, o ensino e a arte. Inclui vastíssima indicação das fontes consideradas e da bibliografia suporte e abundantes e esclarecedoras notas. Indispensável ao entendimento dos conteúdos abordados no módulo 2.
DIAS, P.(1994). A Arquitectura Gótica Portuguesa. Lisboa: Estampa.
DUBY, G.(1995). História Artística da Europa, A Idade Média, 2 vols. Lisboa: Quetzal.
DUCELLIER, A. et al. ( 1994). A Idade Média no Oriente, Bizâncio e o Islão, dos Bárbaros aos Otomanos. Lisboa: Dom Quixote.
GOMES, R. C. (1995). A Corte dos Reis de Portugal nos finais da Idade Média. Lisboa: Difel.
História da Universidade em Portuga.(1997)., vol. I, tomo I (1290-1536). Universidade de Coimbra - Fundação Calouste Gulbenkian.
GOUREVITCH, A. (1996). As Categorias da Cultura Medieval. Lisboa: Caminho.
KRUS, L. (1994). A Concepção Nobiliárquica do Espaço Ibérico, (1280-1380). Lisboa: Gulbenkian.
LE GOFF, J.(1973).Os Intelectuais na Idade Média. Lisboa: Estúdios Cor.
..(1987). A Bolsa e a Vida, Economia e Religião na Idade Média. Lisboa: Teorema.
. (1989). O Homem Medieval. Lisboa: Presença.
. (1999).Por Amor das Cidades. Lisboa: Edições Teorema.
Diálogo em torno das funções e das vivências citadinas, introduzindo reflexão sistemática sobre as relações passado-presente. Apresenta magníficas ilustrações de obras artísticas do período medieval cotejadas com fotografias de realidades da época contemporânea, contextualizando os problemas abordados.
. (2000). S. Francisco de Assis. Lisboa: Teorema.
. ( ) A Idade Média em Imagens. Lisboa: Verbo.
MARQUES, A. H. O. (1988). Novos Ensaios de História Medieval Portuguesa. Lisboa: Editorial Presença.
. et al. (1990). Atlas das Cidades Medievais Portuguesas, séculos XII a XV. Lisboa: Centro de Estudos Históricos da Universidade Nova de Lisboa,
MATTOSO, J. (1995).Identificação de um País: ensaio sobre as origens de Portugal (1096-1325). Lisboa: Estampa.
RUCQUOI, A. (1995) .História Medieval da Península Ibérica. Lisboa: Estampa.
SARAIVA, A. J. (1991).A Cultura em Portugal. Teoria e História. Lisboa: Gradiva.
. (1988).O Crepúsculo da Idade Média em Portugal. Lisboa: Gradiva.
SILVA, J. C. V. (1995). Paços Medievais Portugueses. Lisboa: IPPAR.
TORRES, C. (1998). O Legado Islâmico em Portugal. Lisboa: Círculo de leitores
Módulo 3
ALVES, A. M. (s/d.). As Entradas Régias Portuguesas. Lisboa: Livros Horizonte.
Análise das entradas régias portuguesas desde o século XII até ao século XVIII, esclarecendo "a sua função política e social, a sua morfologia, a hierarquização dos seus elementos, as várias linguagens artísticas e meios de comunicação nelas empregues e o seu nível de leitura, consoante o público, ou públicos, nelas envolvidos."
BARRETO, L. F. (1983) .Descobrimentos e Renascimento – Formas de Ser e Pensar nos séculos XV e XVI. Lisboa, Imprensa Nacional,
. (1989).Os Descobrimentos e a Ordem do Saber – Uma Análise Sociocultural, Lisboa, Gradiva,
CHAUNU, P. (1993). O Tempo das Reformas (1250-1550), História Religiosa e sistema de civilização, II A Reforma Protestante. Lisboa: Edições 70.
CHANDEIGNE, M. e ARAÚJO, C. (dir.) ( 1999). Lisboa e os Descobrimentos - 1415-1580: a invenção do mundo pelos navegadores portugueses. Lisboa: Terramar.
CONTI, F. (1986). Como Reconhecer a Arte do Renascimento. Lisboa: Edições 70.
DELUMEAU, J. (1994). Uma História do Paraíso. O Jardim das Delícias. Lisboa: Terramar.
. (1994).A Civilização do Renascimento, 2 vols, Lisboa: Editorial Estampa.
Estuda o período que vai desde o fim do século XIII ao início do século XVII e pretende dar conta do dinamismo de toda a Europa numa perspectiva de história total, abarcando o panorama político, a abertura da Europa ao mundo, a economia, a sociedade e a mentalidade.
DIAS, J. J. A. (coord.). (1988). Portugal, do Renascimento à Crise Dinástica. Nova História de Portugal, vol V, Lisboa:Presença,
História de Portugal na sua "época de ouro", ocupa-se dos aspectos económicos, sociais, políticos e mentais, desde o último quartel do século XV e igual período do século XVI. Privilegia o espaço metropolitano, sendo "os Descobrimentos e a Expansão apenas aflorados na medida em que condicionaram as mudanças" que aí se registaram.
DIAS, P. (1985).A Arquitectura Manuelina. Porto: Liv. Civilização Ed.
FERRONHA, A. (coord.). (1991). O Confronto do Olhar. O Encontro de Povos das Navegações Portuguesas nos Séculos XV e XVI, Lisboa:Caminho.36
O encontro dos portugueses com africanos, asiáticos e ameríndios e as imagens do Outro na cartografia, na iconografia, nas crónicas e na literatura de viagens, nos séculos XV e XVI.
GARIN, E. (dir.). (1991).O Homem Renascentista. Lisboa: Editorial Presença.
Conjunto de nove ensaios que procuram retratar a época através do esboço de uma série de tipos humanos que, nas suas actividades e vivências, reflectem a sociedade e contribuem para a sua transformação: o príncipe, o condottiero, o cardeal, o cortesão, o filósofo e o mago, o mercador e o banqueiro, o artista, a mulher, os viajantes e os indígenas.
GODINHO, V. M. (1990). Mito e Mercadoria, Utopia e Práticas de Navegar: século XIII –XVIII. Lisboa: Difel.
GRAÇA, L. (1983). A Visão do Oriente na Literatura Portuguesa de Viagens: os Viajantes Portugueses e os Itinerários Terrestres (1560-1670). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Estudo que pretende verificar como o português comum - soldado, missionário, comerciante – reagiu ao encontro com os povos do Oriente, procurando inventariar os dados coincidentes, a partir de fontes documentais que abrangem os fins do século XVI e o início do século XVII.
HOOYKAS, R. (1983). O Humanismo e os Descobrimentos na Ciência e nas Letras Portuguesas do Século XVI. Lisboa: Gradiva.
LOUREIRO, R. M. (2000).Fidalgos, Missionários e Mandarins – Portugal e a China no Século XVI. Lisboa: Fundação Oriente.
PEARSON, M. N. (1990). Os Portugueses na Índia. Lisboa: Teorema/O Jornal.
Tem como objectivo avaliar o impacto da presença dos portugueses na Índia, desde a chegada de Vasco da Gama aos nossos dias, pretendendo dar a perspectiva do indiano e não a do europeu. Destaca, particularmente, a interacção social, económica e religiosa entre portugueses e indianos.
TAVARES, M. J. F. (1995). Os Judeus na Época dos Descobrimentos. Lisboa: Edições ELO.
THOMAZ, L. F. (1994) .De Ceuta a Timor. Lisboa: Difusão Editorial SA.
OUTROS RECURSOS
1. Endereços da Internet de carácter geral
1.1. Enciclopédias
Artyclopedia – Enciclopédia virtual da arte, consulta pelo nome dos artistas, nacionalidade ou movimento artístico – http://www.artyclopedia.com
Enciclopédia Encarta: http://www.encarta.msn.com.
Infoplease – 57 mil artigos da última edição da Columbia Encyclopedia e dicionário com 125 mil entradas: http://www.infoplease.com
Gallica 2000 - (Biblioteca Nacional Francesa): http://gallica.bnf.fr
The Spartacus Internet Encyclopedia –Organizada pelos seguintes temas: Os EUA 1840-1960, Mundo Medieval, História Britânica 1700-1900, I Guerra Mundial, Guerra Civil Americana, Escravatura 1750-1870, Comboios 1780-1900, Indústria Têxtil, Trabalho Infantil 1750-1900, Movimentos de Trabalhadores, Religião e Sociedade; fornece biografias, cronologias, imagens da época e uma lista de sites sobre História e Educação – www.spartacus.schoolnet.co.uk/USAimmigration.htm
1.2. Museus e Instituições Culturais
Art History – Site dedicado à Arte, não só europeia como dos outros continentes, desde a Pré-história até à actualidade, apresenta temas e autores inseridos nas correntes artísticas e formas de expressão, cronologia, biografias e endereços de museus e galerias organizados por países – http://witcombe.sbc.edu/ARTHLinks.html
British Museum, Londres: http://www.thebritish-museum.ac.uk/
European Schoolnet - Projecto financiado pela Comissão Europeia, organizado em vários departamentos (Arte, Cultura, História…) que sugerem actividades sobre temas relevantes da História Europeia e fornecem materiais específicos para auxiliar a pesquisa dos alunos e a preparação das aulas dos professores: www.en.eun.org/menu/vs/vs-set.html
Internet Modern History Sourcebook – Projecto do Departamento de História da Fordham University de Nova York que visa permitir fácil acesso a fontes primárias e outros materiais pedagógicos sobre a História das Europa e do Mundo, organizando-os em três grandes áreas: Antiguidade, Idade Média, Mundo Contemporâneo: www.fordham.edu/halall/m,od/modsbook.html
Metropolitan Museum of Art, Nova York: http://www.metmuseum.org
Musée de l’Homme, Paris: http://www.mnhn.fr/mnhn/mdn/
Museé d’Orsay, Paris: http://museeorsay.fr
Musée du Louvre, Paris: http://www.culture.fr/louvre
Musei Vaticani, Roma: Galerias e Capela Sistina: http://www.christusrex.org/www1/vaticano/0-Musei.htm1
Museo del Prado, Madrid: http://museoprado.mcu.es
Museu da Cidade, Lisboa: http://portugal.hpv.pt/lisboa/mcd
Museu da Marinha, Lisboa: http://www.museumarinha.pt
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa: http://www.eunet.pt/IPM/AANTIGA/aantiga.htm
Museu Nacional Machado de Castro: http://www.uc.pt/MachCastro/top.htm
Museu Nacional do Azulejo: http://www.eunet.pt/IPM/AZULEJO/azulejo.htm
Museu Nacional dos Coches: http://www.eunet.pt/IPM/COCHES/coches.htm
Museu Virtual da Imprensa - da responsabilidade do Museu Nacional da Imprensa/Jornais e Artes Gráficas, mostra alguns exemplares do património recolhido, sugere itinerários de visitas e divulga a história do sector :http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress
Museum of Modern Art, Nova York: http://www.moma.org
National Gallery, Londres: http://www.nationalgallery.org.uk
4000 years of women in science – Informação sobre o contributo das mulheres para o avanço da ciência desde a antiguidade até ao século XX: http://www.astr.ua.edu/4000ws/4000ws.htm
Rijksmuseum, Amesterdão – A arte dos Países-Baixos de 1260 a 1900: www.rijksmuseum.nl
RIMUS – Rede Interactiva de Museus (Museu Nacional da Imprensa, Porto): www.imultimédia.pt
Science Museum, London: http://www.sciencemuseum.org.UK
Seis Séculos de Pintura Portuguesa: http://www.uc.pt/6spp
Tate Modern Gallery, Londres – Obras de arte do século XX organizadas por temas:http://www.tate.org.uk/modern/default.htm
Victorian Web (The) – Divulga materiais pedagógicos preparados na Brown University referentes a todo o século XIX
e organizados em grandes temas: História política, História social, Filosofia, Religião, Ciência, Tecnologia e Artes Visuais: http://landow.stg.brown.edu/victorian/victorian/victor.html
Uffizzi, Florença – A partir do índice, organizado por salas e por autores, é possível visualizar as obras dos principais pintores do Renascimento: http://www.arca.net/uffizzi/index1.htm
2. CD-ROM de carácter geral
All About Science, Queue Inc., 1991. CD-ROM. PC/MAC.
Art Gallery - The Collection of the Nacional Gallery, London, Microsoft, 1993. CD-ROM. PC.
Art History Ilustrated, Queu Inc., 1995. CD-ROM. PC/MAC.
A passion for art/Une passion pour l'art, Corbis, 1996. CD-ROM. PC.
De Bocage a Antero, Percursos do Romantismo Português, Porto Editora
Dicionário de Arte Universal Moderna e Contemporânea, Texto Editora,1998.CD-ROM.PC:
Enciclopédia Encarta 98, Microsoft, 1998,CD-ROM. PC
Enciclopédia Universal, Texto Editora, CD-ROM. PC.Enciclopédia Universal Multimédia, Texto Editora, 1997. CD-ROM.PC
Exploration and Colonization, Queue Inc, 1993. CD-ROM. PC/MAC.
História do Mundo, Kindersley/Globo,1997.CD-ROM.PC.
The Story of Civilization, World Library, Inc, 1996. CD-ROM. PC.
Larousse Multimédia Encyclopédique, Larousse,1998, CD-ROM. PC/MAC.
Le Grand Louvre, EMME Interactive, 1996. 2 CD-ROM. PC/MAC.
Le Louvre - Le palais et ses peintures, Montparnasse Multimedia/Réunion des Musées Nationaux, 1994. CD-ROM.
PC/MAC.
Lisboa, Philips Interactive Media, 1993. CD-I
Masterpieces of Painting, EMME, 1996. 2 CD-ROM. PC.
Musée d’Orsay, 1848-1914: promenade interative au coeur de L’art du XIXE siècle, Paris, Réunion des Musées Nationaux/Montparnasse Multimedia, 1997.
The Vatican: The Painting Gallery, EMME Interactive/Musei Vaticani, 1996. CD-ROM. PC/MA.38
3. Endereços da Internet, CD-ROM e Videocassetes específicos dos módulos
3.1. Módulo 1
Ancient City of Athens (The )- arquivo de imagens do património arqueológico e arquitectónico : http://www.indiana.edu/~kglowack/athens/
Conímbriga:http://www.uc.pt/Conimbriga/CONIMBR.HTM
Forum Romanum – visita virtual à Roma Imperial: http://www.geocities.com/~stilicho/
Helenic Culture (Museus Gregos) – http://www.culture.gr
Plan de Rome - A cidade de Roma na época imperial , reconstituições e maquetas:http://www.unicaen.fr/rome/visites.html
La mythologic antique, ODA/RMN, 1997. CD-ROM. PC/MAC.
Voyage in Greece, EMME Interactive, 1996. CD-ROM. PC.
3.2. Módulo 2
Arte e Arquitectura Medievais: http://www1.pitt.edu/~medart/
Camelot International – visita virtual a uma aldeia medieval: http://www.camelotintl.com/index.html
Cronologia Universal – séc. XIII : http://www.terravista.pt/IlhadoMel/2915/
Ordem Franciscana (A): http://www.virtual-net.pt/FranciscanosVaratojo/ofm.html
L'Art du Moyen Age, Gallimard, 1996. CD-ROM. PC/MAC
Castelos de Portugal, Forum Multimédia, 1995. CD-ROM. PC.
Cathédrales gotbiques d'Europe, Kairos Vision/RMN, 1995. CD-ROM. PC/C.
Nos confins da Idade Média, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português dos Museus, 1991-92.
3.3. Módulo 3
Cantactos Estabelecidos entre Espanhóis e Índios (Os): http://www.northlink.com/~hauxe/dkshore.htm
Companhia de Jesus (A): http://companhiajesus.pt/intro/hist_port.htm
Descobrimentos e a Expansão Portuguesa (OS): http://www.cncdp.pt/cncdp/crista/index.html
Escravidão no Brasil e o Tráfico Negreiro (A): http://www.sectec.rj.gov.br/redeescola/especialistas/historia/tema05/his-tm05.html
História da Cidade de Lisboa : http://www.cncdp.pt/bicos/index.html
Mosteiro dos Jerónimos – Torre de Belém – http://www.cidadevirtual.pt/mosteiro-jerónimos
Portugueses no Oriente (Os): http://www.cncdp.pt/gama/index.html
Botticelli, EMME Interactive, 1996. CD-ROM. PC/MAC.
Leonardo da Vinci. The painting, EMME Interactive, 1995. CD-ROM. PC.
Leonardo, the invenctor, Softkey, 1996. CD-ROM. PC/MAC.
Les Médicis, EMME Interactive, 1995. CD-ROM. PC/MAC.
Renaissance Gallery, Philips Interactive Media, 1992. DC-I.
The Mastery of Michelangelo, Queue Inc., 1992. CD-ROM. PC/MAC.
The Renaissance of Florence, Philips Interactive Media, 1991 e 1995. CD-I e CD-ROM. PC/MAC.
Vida e obra de Luís de Camões, Porto Editora, 1996. CD-ROM. PC
Uffizzi, Opera Multimedia, 1995. CD-ROM. PC.
Vídeos
África e os Africanos, Iconografia do Encontro,A. L. Ferronha (coord.), CNCDP, 1996
Arte na Época dos Descobrimentos (A), CNCDP, 1995
Comércio Português de Escravos (O), realização de A.L. Ferronha, CNCDP, 1994.
Embaixada de D. Manuel ao Papa Leão X, CNCDP, Universidade Aberta, 1994.
Portugal ao Encontro da sua História, Lisboa, RTP,1988
Viagem (A), Pavilhão de Portugal Expo 98, D&D Audiovisuais SA,1998.
Viagem das Plantas (A), Realização de Filomena Tapada e Mariana Bettencourt, Lisboa, Ministério da Educação-CNCDP,1994.
4. Organismos Internacionais
UNESCO Portugal: www.cidadevirtual.pt/unesco.portugal
5. Organismos nacionais
CNCDP- Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. http://www.cncdp.pt/
DGEMN – Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais: www.monumentos.pt
IPM – Instituto Português de Museus: www.ipmuseus.pt
IPPAR – Instituto Português do Património Arquitectónico: www.ippar.pt
IPA – Instituto Português de Arqueologia: www.ipa.min-cultura.pt
IPCC - Instituto Português de Cartografia e Cadastro: www.ipcc.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário