domingo, 25 de setembro de 2011

PATRIMÓNIO

Património não é uma ciência, mas um termo dado ao contexto de abordagem de um conjunto de ciências sociais e humanas (Arqueologia, Arquitectura, História de Arte, Museologia, Antropologia, etc.) que estudam, valorizam e divulgam a manifestação humana passada, e não só, como também a identidade de um povo. Esta identidade material e imaterial que realça a cultura de um povo denomina-se por Património Cultural.
Actualmente existem outras abordagens do património. Quando este é distinto pelo seu carácter identitário estético, artístico, documental, científico, social ou natural é designado por Património Histórico. Quando realça os bens produzidos pela comunidade e fruto do seu saber, que não se materializa, mas transmite-se pela oralidade ou de geração em geração, denomina-se por Património Imaterial. Quando retrata valores não antrópicos, mas cuja a influência do mesmo acarreta, sobre a geografia física, classifica-se por Património Natural.
 
Património Cultural
O património cultural pode ser uma zona, edifícios e outros bens que são protegidos e valorizados pela sua importância cultural, ou seja, são raros e únicos e têm um grande valor

Sem comentários:

Enviar um comentário