quarta-feira, 28 de março de 2012

CONCEITOS: MÓDULO 3: UNIDADE 2: O ALARGAMENTO DO CONHECIMENTO DO MUNDO

NAVEGAÇÃO ASTRONÓMICA: Técnica de orientação em mar alto, que utiliza como referência a medição da altura dos astros no firmamento (de dia, as declinações solares; de noite, as das estrelas mais visíveis, como a Estrela Polar no hemisfério norte e o Cruzeiro do Sul, no hemisfério sul).
CARTOGRAFIA: Ciência (e arte) de fazer mapas: representação gráfica, bidimensional e convencional de toda ou de parte da superfície da Terra, anotando contornos e relevos.
EXPERIENCIALISMO: Processo de conhecimento que valoriza as experiências vividas (conhecimento empírico) e as regras do bom senso, sobre a reflexão e a racionalização puramente teóricas.
MENTALIDADE QUANTITATIVA: Forma de pensar e de agir influenciada pela ideia da quantidade e do número. Aparece ligada ao desenvolvimento comercial e científico de finais da Idade Média europeia.
REVOLUÇÃO COPERNICIANA: Alteração das conceções cosmológicas dos Europeus a partir das teses de Copérnico, que defendiam uma conceção cosmológica heliocêntrica, e não geocêntrica como afirmava a cosmografia de Ptolomeu, tradicionalmente aceite.

Sem comentários:

Enviar um comentário