3. A produção cultural
3.1. Distinção social e mecenato
- A ostentação das elites cortesãs e burguesas.
O estatuto de prestígio dos intelectuais e artistas.
- Portugal: o ambiente cultural da corte régia.
3.2. Os caminhos abertos pelos humanistas
- Valorização da antiguidade clássica e consciência da modernidade; a afirmação das línguas nacionais.
- Individualismo, espírito crítico, racionalidade e utopia.
3.3. A reinvenção das formas artísticas
- Imitação e superação dos modelos da antiguidade.
- A centralidade do observador na arquitectura e na pintura: a perspectiva matemática; a racionalidade no urbanismo.
A expressão naturalista na pintura e na escultura.
- A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas.
Intelectual
Civilidade
Renascimento*
Humanista*
Antropocentrismo*
Naturalismo
Classicismo*
Perspectiva
Manuelino*
3.1. Distinção social e mecenato
- A ostentação das elites cortesãs e burguesas.
O estatuto de prestígio dos intelectuais e artistas.
- Portugal: o ambiente cultural da corte régia.
3.2. Os caminhos abertos pelos humanistas
- Valorização da antiguidade clássica e consciência da modernidade; a afirmação das línguas nacionais.
- Individualismo, espírito crítico, racionalidade e utopia.
3.3. A reinvenção das formas artísticas
- Imitação e superação dos modelos da antiguidade.
- A centralidade do observador na arquitectura e na pintura: a perspectiva matemática; a racionalidade no urbanismo.
A expressão naturalista na pintura e na escultura.
- A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas.
Intelectual
Civilidade
Renascimento*
Humanista*
Antropocentrismo*
Naturalismo
Classicismo*
Perspectiva
Manuelino*
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