quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Evolução Política em Atenas

Evolução Política em Atenas
1. Monarquia (até ao séc. VII A.C) -regime político no qual o rei governa a cidade com todos os poderes: político, militar e religioso.
2. Aristocracia / Oligarquia (séc. VII A.C) -regime em que o poder pertence a um pequeno número de famílias ricas e poderosas.
3. A acção dos Reformadores:
3.1. Drácon (621 A.C) -A revolução draconiana não foi só o estabelecimento de normas válidas para todos: ela visou também a exigência da publicidade dos julgamentos. Doravante o poder tradicional que continuava nas mãos dos nobres, teria de explicar publicamente as decisões judiciárias, o que equivalia ao aparecimento do logos. Foi o triunfo da linguagem comum.
3.2. Sólon (594-593 A.C) -medidas:
* Decretou a libertação dos camponeses que tinham sido escravizados por dívidas;
* Impôs limites às propriedades agrárias;
* Reformou o sistema monetário e fomentou o comércio e as atividades artesanais, dando a muitos metecos a oportunidade de enriquecerem;
* Repartiu os cidadãos em 4 classes conforme as suas posses.
3.3. Tirania (séc.VI A.C) -regime político em que o poder é usurpado pela força e é exercido por um homem [tirano] apoiado numa pequena parte do povo sem atender às instituições tradicionais.
3.4. Reformas de Pisístrato (560-572 A.C) :
* Procedeu a uma reforma agrária, confiscando terras aos nobres e distribuindo-as pelo campesinato;
* Assegurou o abastecimento de trigo, fundação de feitorias comerciais e colónias;
* Mandou embelezar a cidade iniciando a construção dos templos da Acrópole: o Pártenon, o templo de Zeus, etc.;
 * Organizou festas e cultos religiosos .
* Ordenou a compilação dos Poemas Homéricos
3.5. Reformas de Clístenes (508-507 A.C) :
* Toda a Ática dividida em 100 demos, circunscrições territoriais, de dimensões semelhantes, agrupados em 10 tribos.
* Cada tribo incluiria, obrigatoriamente, demos da cidade [Atenas e arredores], da costa e do interior [montanha e planície], de modo a misturarem-se os vários grupos sociais e evitar-se o desenvolvimento de interesses regionais que prejudicassem a comunidade.
* Todos os homens nascidos livres na Ática seriam cidadãos beneficiando da igualdade perante a lei [isonomia] e de iguais direitos políticos [isocracia].
* O cidadão ateniense passaria a designar-se pelo nome do demos onde vivia, no qual devia registar-se, e não mais pelo da família [patronímico].
* De todas as tribos retirar-se-iam, em igual número, os magistrados e os membros das assembleias.
* A fim de evitar qualquer forma de tirania estabeleceu o ostracismo: a assembleia do povo podia expulsar da cidade, por 10 anos, qualquer pessoa que demonstrasse ambição pessoal.
Conclusão: De futuro, todo o indivíduo, nascido livre no território de Atenas, identificar-se-ia social e politicamente, não pela sua classe, mas pelo demos que habitava.
3.6. Reformas de Péricles:
* As mistoforias -remunerações para os cargos de juiz, depois extensíveis aos de buleuta e de arconte, assim como à participação nos trabalhos da Eclésia.

Sem comentários:

Enviar um comentário