Módulo 1 – RAÍZES MEDITERRÂNICAS DA CIVILIZAÇÃO EUROPEIA – CIDADE, CIDADANIA E IMPÉRIO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
Orientação geral: O módulo 1 centra-se na herança da Antiguidade Clássica, devendo ser desenvolvido de acordo com a seguinte orientação:
- contrastar o modelo político-cultural desenvolvido num espaço de grande dimensão – o Império Romano dos séculos I a IV - com o modelo ateniense no seu período de apogeu (séculos V a IV a. C.);
- centrar o estudo nos aspectos que se prendem com o exercício da cidadania e nos que remetem para cânones culturais revisitados ao longo dos tempos;
- proporcionar condições para a compreensão da importância do legado cultural da cidade antiga na construção da civilização europeia.
Tempo previsto: 20 aulas, sendo de aprofundamento o ponto 2., para o qual serão reservadas cerca de 12 aulas.
Conhecimentos do Ensino Básico considerados como suporte: O espaço mediterrâneo na antiguidade clássica; Os Gregos no sec. V a.C.; O Mundo Romano no apogeu do Império; Origem e difusão do Cristianismo no Império Romano.
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Na sequência da actividade desenvolvida, relevam-se as seguintes aprendizagens:
- identificar a polis ateniense como um centro politicamente autónomo onde se tornou possível desenvolver formas de participação democrática restritas à comunidade dos cidadãos;
- **interpretar a extensão do direito de cidadania romana como um processo de integração da pluralidade de regiões sob a égide do Estado imperial;
- **identificar na romanização da Península Ibérica os instrumentos de aculturação das populações submetidas ao domínio romano;
- **distinguir formas de organização do espaço nas cidades do Império, tendo em conta as suas funções cívicas, políticas e culturais;
- **sensibilizar-se para a importância do legado político cultural clássico como uma das matrizes da formação da civilização europeia ocidental;
- compreender as virtualidades do espaço mediterrânico como lugar de encontros e de sínteses;
- desenvolver a sensibilidade estética, através da identificação e da apreciação de manifestações artísticas do período clássico;
- valorizar processos de intervenção democrática na vida colectiva.
*Conceitos/**Aprendizagens estruturantes
Orientação geral: O módulo 1 centra-se na herança da Antiguidade Clássica, devendo ser desenvolvido de acordo com a seguinte orientação:
- contrastar o modelo político-cultural desenvolvido num espaço de grande dimensão – o Império Romano dos séculos I a IV - com o modelo ateniense no seu período de apogeu (séculos V a IV a. C.);
- centrar o estudo nos aspectos que se prendem com o exercício da cidadania e nos que remetem para cânones culturais revisitados ao longo dos tempos;
- proporcionar condições para a compreensão da importância do legado cultural da cidade antiga na construção da civilização europeia.
Tempo previsto: 20 aulas, sendo de aprofundamento o ponto 2., para o qual serão reservadas cerca de 12 aulas.
Conhecimentos do Ensino Básico considerados como suporte: O espaço mediterrâneo na antiguidade clássica; Os Gregos no sec. V a.C.; O Mundo Romano no apogeu do Império; Origem e difusão do Cristianismo no Império Romano.
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Na sequência da actividade desenvolvida, relevam-se as seguintes aprendizagens:
- identificar a polis ateniense como um centro politicamente autónomo onde se tornou possível desenvolver formas de participação democrática restritas à comunidade dos cidadãos;
- **interpretar a extensão do direito de cidadania romana como um processo de integração da pluralidade de regiões sob a égide do Estado imperial;
- **identificar na romanização da Península Ibérica os instrumentos de aculturação das populações submetidas ao domínio romano;
- **distinguir formas de organização do espaço nas cidades do Império, tendo em conta as suas funções cívicas, políticas e culturais;
- **sensibilizar-se para a importância do legado político cultural clássico como uma das matrizes da formação da civilização europeia ocidental;
- compreender as virtualidades do espaço mediterrânico como lugar de encontros e de sínteses;
- desenvolver a sensibilidade estética, através da identificação e da apreciação de manifestações artísticas do período clássico;
- valorizar processos de intervenção democrática na vida colectiva.
*Conceitos/**Aprendizagens estruturantes
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