sábado, 9 de agosto de 2014

Competências

Competências
 As Finalidades e Objectivos enunciados constituem linhas de orientação do processo de ensino e de aprendizagem, esperando-se que, no final do ciclo de estudos, os alunos evidenciem as seguintes competências:
 - pesquisar, de forma autónoma mas planificada, em meios diversificados, informação relevante para assuntos em estudo, organizando-a segundo critérios de pertinência;
 - analisar fontes de natureza diversa, distinguindo informação, implícita e explícita, assim como os respectivos limites para o conhecimento do passado;
 - analisar textos historiográficos, identificando a opinião do autor e tomando-a como uma interpretação susceptível de revisão em função dos avanços historiográficos;
 - situar cronológica e espacialmente acontecimentos e processos relevantes, relacionando-os com os contextos em que ocorreram;
 - identificar a multiplicidade de factores e a relevância da acção de indivíduos ou grupos, relativamente a fenómenos históricos circunscritos no tempo e no espaço;
 - situar e caracterizar aspectos relevantes da história de Portugal, europeia e mundial;
 - relacionar a história de Portugal com a história europeia e mundial, distinguindo articulações dinâmicas e analogias/especificidades, quer de natureza temática quer de âmbito cronológico, regional ou local;
 - mobilizar conhecimentos de realidades históricas estudadas para fundamentar opiniões, relativas a problemas nacionais e do mundo contemporâneo, e para intervir de modo responsável no seu meio envolvente;
 - elaborar e comunicar, com correcção linguística e de forma criativa, sínteses de assuntos estudados: o estabelecendo os seus traços definidores; o distinguindo situações de ruptura e de continuidade; o utilizando, de forma adequada, terminologia específica;
 - utilizar as tecnologias de informação e comunicação, manifestando sentido crítico na selecção adequada de contributos;
 - assumir responsabilidades em actividades individuais e de grupo;
 - participar em dinâmicas de equipa, contribuindo para o estabelecimento de relações harmoniosas e profícuas;
 - manifestar abertura à dimensão intercultural das sociedades contemporâneas;
 - disponibilizar-se para ampliação e aprofundamento da sua formação.

Sem comentários:

Enviar um comentário