Módulo Inicial – ESTUDAR / APRENDER HISTÓRIA
Orientação Geral:
O módulo inicial reveste-se de um carácter propedêutico, devendo ser desenvolvido de acordo com a seguinte orientação:
- conhecer a situação dos alunos, a partir de uma avaliação diagnóstica, relativamente ao conhecimento histórico e às competências específicas com ele relacionadas(1);
- proceder à recuperação orientada dos grandes quadros cronológicos e espaciais globais proporcionados pelas aprendizagens previstas no ensino básico;
- sensibilizar para a importância do conhecimento histórico como suporte de inteligibilidade do mundo contemporâneo;
- valorizar os saberes dos alunos, visando a reorientação e o desenvolvimento de atitudes favoráveis à aprendizagem. Deverão ser excluídas teorizações sobre metodologias da História e sobre o estatuto epistemológico do conhecimento histórico.
Tempo previsto: 6 aulas.
Consideram-se como aprendizagens relevantes as que são contempladas na matriz de competências essenciais promovidas no Ensino Básico, destacando-se:
- compreender a noção de período histórico como resultado de uma reflexão sobre permanências e mutações nos modos de vida das sociedades, num dado espaço; - organizar quadros cronológicos e espaciais da História de Portugal e da História Geral estabelecendo inter-relações;
- reconhecer a diversidade de documentos e a necessidade de uma leitura crítica; - exercitar a prática de recolha de informação e a sua transformação em conhecimento;
- desenvolver a noção de relativismo cultural.
Orientação Geral:
O módulo inicial reveste-se de um carácter propedêutico, devendo ser desenvolvido de acordo com a seguinte orientação:
- conhecer a situação dos alunos, a partir de uma avaliação diagnóstica, relativamente ao conhecimento histórico e às competências específicas com ele relacionadas(1);
- proceder à recuperação orientada dos grandes quadros cronológicos e espaciais globais proporcionados pelas aprendizagens previstas no ensino básico;
- sensibilizar para a importância do conhecimento histórico como suporte de inteligibilidade do mundo contemporâneo;
- valorizar os saberes dos alunos, visando a reorientação e o desenvolvimento de atitudes favoráveis à aprendizagem. Deverão ser excluídas teorizações sobre metodologias da História e sobre o estatuto epistemológico do conhecimento histórico.
Tempo previsto: 6 aulas.
Consideram-se como aprendizagens relevantes as que são contempladas na matriz de competências essenciais promovidas no Ensino Básico, destacando-se:
- compreender a noção de período histórico como resultado de uma reflexão sobre permanências e mutações nos modos de vida das sociedades, num dado espaço; - organizar quadros cronológicos e espaciais da História de Portugal e da História Geral estabelecendo inter-relações;
- reconhecer a diversidade de documentos e a necessidade de uma leitura crítica; - exercitar a prática de recolha de informação e a sua transformação em conhecimento;
- desenvolver a noção de relativismo cultural.
Sem comentários:
Enviar um comentário