TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO/UTILIZAÇÃO DE FONTES
• Participar na selecção de informação adequada aos temas em estudo; interpretar documentos com mensagens diversificadas; formular hipóteses de interpretação de factos históricos; realizar trabalhos simples de pesquisa, individualmente ou em grupo.
• Inferir conceitos históricos a partir da interpretação e análise cruzada de fontes com linguagens diversas (textos, imagens, mapas e plantas, tabelas cronológicas, gráficos e quadros).
• Utilizar meios informáticos no tratamento gráfico da informação (mapas e gráficos), no processamento de informação e comunicação de ideias e consulta, interpretação, organização e avaliação da informação. COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA
• Utilizar diversas formas de comunicação escrita, nomeadamente, na produção de biografias, diários, narrativas, resumos, sínteses, relatórios, aplicando o vocabulário específico da História na descrição, relacionação e explicação dos diferentes aspectos da sociedade.
O uso correcto da expressão escrita em língua portuguesa é fundamental nestas actividades.
• Utilizar correctamente a língua portuguesa na expressão oral e na emissão de opiniões fundamentadas, através da narração/descrição e participação em pequenos debates, colóquios, mesas - - redondas, painéis, apresentações orais de trabalhos.
• Analisar e produzir materiais iconográficos (plantas/mapas, gráficos, tabelas, quadros, frisos cronológicos, organigramas, esquemas) enriquecendo a comunicação com a sua utilização.
• Utilizar os meios informáticos como suporte da comunicação.
COMPREENSÃO HISTÓRICA:
♦ TEMPORALIDADE
• Identificar e caracterizar as principais fases da evolução histórica e os grandes momentos de ruptura do processo evolutivo.
• Localizar no tempo eventos e processos, estabelecer relações entre passado e presente.
• Explicitar as dinâmicas temporais que impulsionam as sociedades humanas (permanências, transformações, desenvolvimentos, evoluções, crises, rupturas e revoluções).
♦ ESPACIALIDADE
• Localizar e situar no espaço, com recurso a formas diversas de representação espacial.
♦ CONTEXTUALIZAÇÃO
• Distinguir aspectos de ordem demográfica, económica, social, política e cultural e estabelecer relações entre eles.
• Interpretar o papel dos indivíduos e dos grupos na dinâmica social.
• Relacionar a história nacional com a história universal, abordando a especificidade do caso português.
• Participar na selecção de informação adequada aos temas em estudo; interpretar documentos com mensagens diversificadas; formular hipóteses de interpretação de factos históricos; realizar trabalhos simples de pesquisa, individualmente ou em grupo.
• Inferir conceitos históricos a partir da interpretação e análise cruzada de fontes com linguagens diversas (textos, imagens, mapas e plantas, tabelas cronológicas, gráficos e quadros).
• Utilizar meios informáticos no tratamento gráfico da informação (mapas e gráficos), no processamento de informação e comunicação de ideias e consulta, interpretação, organização e avaliação da informação. COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA
• Utilizar diversas formas de comunicação escrita, nomeadamente, na produção de biografias, diários, narrativas, resumos, sínteses, relatórios, aplicando o vocabulário específico da História na descrição, relacionação e explicação dos diferentes aspectos da sociedade.
O uso correcto da expressão escrita em língua portuguesa é fundamental nestas actividades.
• Utilizar correctamente a língua portuguesa na expressão oral e na emissão de opiniões fundamentadas, através da narração/descrição e participação em pequenos debates, colóquios, mesas - - redondas, painéis, apresentações orais de trabalhos.
• Analisar e produzir materiais iconográficos (plantas/mapas, gráficos, tabelas, quadros, frisos cronológicos, organigramas, esquemas) enriquecendo a comunicação com a sua utilização.
• Utilizar os meios informáticos como suporte da comunicação.
COMPREENSÃO HISTÓRICA:
♦ TEMPORALIDADE
• Identificar e caracterizar as principais fases da evolução histórica e os grandes momentos de ruptura do processo evolutivo.
• Localizar no tempo eventos e processos, estabelecer relações entre passado e presente.
• Explicitar as dinâmicas temporais que impulsionam as sociedades humanas (permanências, transformações, desenvolvimentos, evoluções, crises, rupturas e revoluções).
♦ ESPACIALIDADE
• Localizar e situar no espaço, com recurso a formas diversas de representação espacial.
♦ CONTEXTUALIZAÇÃO
• Distinguir aspectos de ordem demográfica, económica, social, política e cultural e estabelecer relações entre eles.
• Interpretar o papel dos indivíduos e dos grupos na dinâmica social.
• Relacionar a história nacional com a história universal, abordando a especificidade do caso português.
Sem comentários:
Enviar um comentário