sábado, 9 de agosto de 2014

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PROMOVIDAS NO ENSINO BÁSICO - de acordo com publicação do enunciado de Competências Essenciais em História

TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO/UTILIZAÇÃO DE FONTES
 • Participar na selecção de informação adequada aos temas em estudo; interpretar documentos com mensagens diversificadas; formular hipóteses de interpretação de factos históricos; realizar trabalhos simples de pesquisa, individualmente ou em grupo.
 • Inferir conceitos históricos a partir da interpretação e análise cruzada de fontes com linguagens diversas (textos, imagens, mapas e plantas, tabelas cronológicas, gráficos e quadros).
 • Utilizar meios informáticos no tratamento gráfico da informação (mapas e gráficos), no processamento de informação e comunicação de ideias e consulta, interpretação, organização e avaliação da informação. COMUNICAÇÃO EM HISTÓRIA
 • Utilizar diversas formas de comunicação escrita, nomeadamente, na produção de biografias, diários, narrativas, resumos, sínteses, relatórios, aplicando o vocabulário específico da História na descrição, relacionação e explicação dos diferentes aspectos da sociedade.
O uso correcto da expressão escrita em língua portuguesa é fundamental nestas actividades.
 • Utilizar correctamente a língua portuguesa na expressão oral e na emissão de opiniões fundamentadas, através da narração/descrição e participação em pequenos debates, colóquios, mesas - - redondas, painéis, apresentações orais de trabalhos.
 • Analisar e produzir materiais iconográficos (plantas/mapas, gráficos, tabelas, quadros, frisos cronológicos, organigramas, esquemas) enriquecendo a comunicação com a sua utilização.
 • Utilizar os meios informáticos como suporte da comunicação.
 COMPREENSÃO HISTÓRICA:
 ♦ TEMPORALIDADE
 • Identificar e caracterizar as principais fases da evolução histórica e os grandes momentos de ruptura do processo evolutivo.
 • Localizar no tempo eventos e processos, estabelecer relações entre passado e presente.
 • Explicitar as dinâmicas temporais que impulsionam as sociedades humanas (permanências, transformações, desenvolvimentos, evoluções, crises, rupturas e revoluções).
 ♦ ESPACIALIDADE
 • Localizar e situar no espaço, com recurso a formas diversas de representação espacial. 
♦ CONTEXTUALIZAÇÃO
 • Distinguir aspectos de ordem demográfica, económica, social, política e cultural e estabelecer relações entre eles.
 • Interpretar o papel dos indivíduos e dos grupos na dinâmica social.
 • Relacionar a história nacional com a história universal, abordando a especificidade do caso português.

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