sábado, 7 de janeiro de 2012

DO CONDADO PORTUCALENSE À FUNDAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL E RECONQUISTA

A Reconquista cristã da Península Ibérica estendeu-se entre 718 e 1492 (conquista do reino mouro de Granada). Buscam fama, riqueza e a remissão dos pecados prometida pelas bulas papais.
-os cruzados que iam a caminho da Palestina;
-ordens religiosas e militares implantadas na Península Ibérica
-cavaleiros oriundos de vários pontos da Europa.
A vinda de D. Henrique da Borgonha, filho segundo, à procura de riqueza e em 1096, quando Afonso VI de Leão e Castela, concede-lhe o Condado Portucalense, território entre o Minho e Mondego, e a mão da sua filha bastarda, D. Teresa em casamento.
Estendeu o seu território até ao Tejo.
Seu filho, D. Afonso Henriques, conseguiu ir mais longe, alcançando a independência e tornou-se o primeiro Rei de Portugal. Tem três frentes de luta:
-Contra a própria mãe;
-Contra Afonso VII de Leão e Castela;
Em 1143, na Conferência de Zamora, Afonso Henriques alcança o título de rex (rei) que já usava desde 1139, mas mantém-se vassalo de seu primo.
Em 1179, o Papa Alexandre III, através da Bulu Manifestis Probatum, concede a Afonso Henriques o domínio do Reino de Portugal com inteiras honras de reino e a dignidade que aos reis pertence, comprometendo-se o rei a entregar dois marcos de oiro anualmente.
-Contra os muçulmanos.
AVANÇOS E RECUOS NA RECONQUISTA
D. Afonso Henriques conquista Lisboa (1147), Alcácer do Sal (1168) e Évora (1165).
D. Sancho I (1185-1211)- Com este rei a reconquista avançou até ao Algarve, mas perdeu, para os Almóadas, todas as praças conquistadas a sul do Tejo, excepto Évora.
D. Afonso II (1211-1223)- mais ocupado com a administração do território, este rei descurou a acção militar.
D Sancho II (1223-1245)- avançou na reconquista do Alentejo, conquista Mértola e chega ao Algarve, D. Sancho foi deposto pelo Papa em 1245 e sucede-lhe o seu irmão D. Afonso III.
D. Afonso III (1248-1279)- concluiu a conquista do Algarve, terminando a Reconquista portuguesa (1249).
Finalmente, em 1297, pelo Tratado de Alcanises, celebrado entre D. Dinis e Fernando IV de Castela, fixaram-se os limites finais territoriais dos dois reinos.
Portugal é, assim, o país da Europa que apresenta as fronteiras mais antigas e estáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário