segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ESCULTURA: DONATELLO


Artista florentino do Renascimento italiano, Donato di Niccolò di Betto Bardi, conhecido pelo diminutivo Donatello, é considerado um dos maiores escultores de sempre e o fundador da escultura moderna. Nasceu em 1386 e veio a falecer em 1466. Começou como aprendiz de ourives, mas Ghiberti foi realmente o seu primeiro mestre. Por volta de 1406, aceitava encomendas para a Catedral de Florença. O seu primeiro trabalho em mármore, uma representação de David, revela-se ainda muito dependente da influência da escultura gótica, com algumas tendências clássicas. S. Marco, S. Jorge, João Evangelista e o relevo S. Jorge Matando o Dragão pertencem a esta etapa de formação. Pode considerar-se que os princípios da escultura clássica marcam um segundo período artístico, que se estende de 1425 a 1443. Donatello usou a perspetiva matemática para dar maior profundidade aos trabalhos e estudou a arte romana da caracterização das figuras. De 1430 a 1433 executou várias encomendas em Roma, mas foi em Florença que criou a estátua mais notável deste período e o primeiro nu, em escultura, do Renascimento: um bronze de David. Donatello vai depois desviar-se da influência clássica e o seu trabalho passa a enfatizar o aspeto realista e a caracterização dramática das cenas e das personagens. Permaneceu em Pádua dez anos, de 1443 a 1453, e durante esta época executou Os Milagres de Santo António, baixos-relevos pertencentes à Basílica de S. António, Il Gattamelata, a primeira estátua equestre em bronze desde os tempos do Império romano, e Judite e Holofernes. Estes trabalhos vieram a influenciar a escola de pintura paduana e especialmente Mantegna, o maior pintor de Pádua. Os últimos anos da sua vida foram passados em Florença. A sua obra assumiu aspetos mais trágicos, como em A Madalena (1455). A maior parte dos escultores florentinos do século XV basearam os seus trabalhos na arte de Donatello, utilizando como ele o baixo-relevo e partilhando o interesse pelo estudo da anatomia como meio de exprimir emoção e criar um movimento dramático.



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