terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

REFORMA E CONTRA-REFORMA

REFORMADORES
Martinho Lutero
Lutero em 1529
por Lucas Cranach

Pregador, erudito bíblico e linguista alemão, nascido em 1483 e falecido em 1546, as suas 95 teses (em latim) constituíram um ataque aos vários abusos da Igreja Católica Romana (remissão e punição dos pecados) e precipitaram a Reforma Protestante.
Quando foram traduzidas para alemão, provocaram imediatamente um debate alargado. Levou à Reforma da doutrina medieval e ao crescimento das igrejas protestantes.
 O Luteranismo é hoje a religião mais praticada em países como a Alemanha, a Suécia e a Dinamarca.






JOÃO CALVINO
João Calvino
Teólogo francês, nascido em 1509 e falecido em 1564, que foi um dos mais importantes reformadores protestantes do século XVI. Foi um membro ativo do movimento para a reforma religiosa inspirada no humanismo renascentista. As suas ideias teológicas, eclesiásticas e políticas criaram um modelo de igreja reformada, que fundou e dirigiu na cidade de Genebra. Influenciou profundamente o desenvolvimento do Protestantismo em várias partes da Europa e da América do Norte.






Henrique VIII
Henrique VIII de Inglaterra
Rei de Inglaterra, nasceu em 1491, em Greenwich, e morreu em 1547, em Londres. Ascendeu ao trono em 1509, sucedendo a seu pai, Henrique VII. É recordado pelos seus sucessivos casamentos. As suas seis mulheres foram: Catarina de Aragão (mãe da rainha Maria I), Ana Bolena (mãe da rainha Isabel I), que mandou executar, Jane Seymour (mãe do seu sucessor, Henrique VI), Ana de Cleves, Catherine Howard, também executada, e Catherine Parr. Durante o seu reinado, coincidente com os alvores do Renascimento em Inglaterra, assistiu-se a um reforço do poder real. Ao mesmo tempo, Henrique alterou a posição do país na cena internacional, nomeadamente em consequência do primeiro casamento desfeito (ato que foi considerado uma ofensa à Espanha, que se tornaria uma potência rival e inimiga por muito tempo) e da instauração da Igreja Anglicana. De facto, a criação da Igreja de Inglaterra foi a solução encontrada para a recusa do Papa em declarar a anulação do casamento do rei com Catarina de Aragão. Henrique VIII declarou a independência da Igreja nacional e autoproclamou-se seu líder. Ao mesmo tempo, as propriedades do clero foram confiscadas e os próprios membros viram-se obrigados a submeter-se à nova orientação doutrinária e à nova hierarquia. O casamento foi declarado nulo por um conselho de eclesiásticos. Em resposta, o Papa excomungou o monarca.
Ao longo do seu reinado, Henrique VIII teve como homens de confiança o cardeal Wolsey e o grande intelectual Sir Thomas More. Ambos, porém, acabariam por ser sacrificados no braço de ferro entre Henrique VIII e o Papa - Wolsey caiu em desgraça, sendo afastado do poder, enquanto More foi mesmo executado. Outro homem a quem o rei deu largos poderes foi Thomas Cromwell, um dos grandes responsáveis pelas reformas.

A REFORMA Protestante

Luteranismo
-Como reacção às práticas e comportamento da Igreja, Lutero iniciou o movimento
-reagiu contra a pregação da Bula das Indulgências
-publicação de "As noventa e cinco teses contra as indulgências"
-a salvação através da fé
-direito de interpretar livremente a Bíblia
-rejeição do culto a Nossa Senhora e aos santos

Calvinismo
-Calvino defendia a predestinação
Anglicanismo
-iniciado por Henrique VIII
-o rei de Inglaterra passa a ser o chefe da Igreja

CONTRA-REFORMA -A reacção da Igreja Católica
-Convocou o Concílio de Trento
-Reforço da Inquisição
-Criação do Índex
-Criação das ordens religiosas; Oratorianos e Jesuítas
- Reformou-se interiormente (criou seminários)

Sem comentários:

Enviar um comentário