quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A influência grega

"Depois de teres seguido, durante um ano, os ensinamentos dados por Crátipo, tendo um mestre de tão grande autoridade e numa cidade tão rica de exemplos, deves, meu querido filho Marco, ter absorvido grande número de preceitos e doutrinas. Eu, que cultivo a filosofia e arte oratória tanto em latim como em grego, penso que deves, também, esforçar-te por dominar fluentemente as duas línguas. (...) Continuarás a estudar sob a égide do filósofo mais notável do nosso século o tempo que quiseres (...) mas aproveitarás também com a leitura dos seus escritos, que se afastam pouco da doutrina dos deuses, visto que buscamos, eles e eu, inspiração em Sócrates e Platão (...). No que respeita à filosofia, reconheço que muitos me são superiores, mas, no que toca à composição do discurso, à propriedade da linguagem, à capacidade de fazer valer as ideias pela forma de as exprimir, tenho o direito de me gabar, pois dediquei a minha vida à aquisição destes méritos."

 Cícero, Sobre os Deveres, Livro I, 44 a. C.

 Apresente evidências da admiração que os Romanos devotavam pela cultura grega.
Tendo em conta o documento anterior, indique alguns aspectos em que os Romanos se sentiam superiores aos Gregos.

Sem comentários:

Enviar um comentário