quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A CIDADE MEDIEVAL

CIDADE MEDIEVAL
Carcassone, a cidade medieval ...

A cidade medieval da Europa ocidental era, em geral, uma cidade pequena (Paris, sendo a maior, tinha 90.000 habitantes) que se compunha dos seguintes elementos:
1. A MURALHA – a primeira característica da cidade medieval é o seu perímetro de muralhas, cujas portas, geralmente imponentes, se podiam abrir ou fechar consoante a necessidade, pois o estado de guerra quase permanente obrigava a garantir a segurança dos habitantes. A muralha desempenhava ainda outra função: a de delimitar o espaço da cidade por oposição ao espaço rural.
Devido ao aumento demográfico do século XIII, as cidades medievais rodearam-se de novas cinturas de muralhas que integraram antigos arrabaldes e zonas rurais.
2. O CENTRO – no interior das muralhas, a cidade estava organizada em torno de um ou de diversos centros, por exemplo:
- o castelo;
-a torre de menagem do alcaide;
-a Sé catedral;
-os paços do concelho;
-o mercado;
-o porto.
Nas cidades muçulmanas, o centro, com edifícios de poder e as suas elites, tomava o nome de alcáçova.
3. As RUAS – quer na cidade cristã, quer na cidade muçulmana, os aglomerados habitacionais estendiam-se por ruas desordenadas, habitualmente estreitas, barulhentas e insalubres.
4. O ARRABALDE – no exterior das muralhas (arrabaldes) viviam os recém-chegados e os marginalizados (pedintes, leprosos que habitavam as gafarias), em vielas estreitas e insalubres (doentias)
5. O TERMO – era o espaço circundante (campos e aldeias) sob a alçada jurídica e fiscal da cidade, o que permitia a esta retirar proventos e aos aldeãos vender os seus produtos às portas da cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário