domingo, 4 de dezembro de 2011

LITERATURA: LA CHANSON DE ROLAND

A Canção de Rolando
A Canção de Rolando (em língua francesa, La chanson de Roland) é um poema épico composto no século XI em francês antigo, sendo a mais antiga das canções de gesta escritas em uma língua românica. Teve enorme influência na Idade Média, inspirando muitas outras obras sobre o tema (a chamada "Matéria de França") por toda a Europa.
Como outras canções do género, à época, era recitado por jograis nas cortes e nas cidades.
O poema narra o fim heróico do conde Rolando, sobrinho de Carlos Magno, que morre junto a seus homens na batalha de Roncesvales, travada no desfiladeiro do mesmo nome contra os sarracenos.
A base histórica do poema é uma batalha real, travada em 15 de Agosto de 778 entre a rectaguarda do exército de Carlos Magno, sob o comando de Rolando, que abandonava a península Ibérica, e um grupo de montanheses bascos, que a chacinou.
Embora histórico, o acontecimento é retratado sem fidelidade histórica: os autores do massacre passaram de bascos a muçulmanos, e tanto essa alteração como o tom geral do poema explica-se pelo contexto das Cruzadas e da Reconquista cristã da península, que se viveu no século XI.

Sem comentários:

Enviar um comentário