sábado, 10 de dezembro de 2011

MÓDULO 2: UNIDADE 2: O ESPAÇO PORTUGUÊS- A CONSOLIDAÇÃO DE UM REINO CRISTÃO IBÉRICO

CONTEXTUALIZAÇÃO
Portugal possui as mais antigas fronteiras da Europa. Independente no século XII (1143), fixaria o seu território no espaço de pouco mais de século e meio (1297). Nasceu da guerra, contra Castelhanos e Muçulmanos, e cedo se apresentou dividido em senhorios e concelhos.
Os senhorios tiveram como berço o Entre Douro e Minho, mas logo se estenderam ao Centro e Sul do país. Neles, nobres, clérigos e até reis assumiam os poderes fundiários, controlavam uma massa diversificada de dependentes e exerciam o poder senhorial.
Quanto aos concelhos, constituíram um entrave à expansão do senhorialismo. Particularmente as cidades e as vilas concelhias, dotadas de notável autonomia administrativa, onde a organização do espaço reflectia formas de organização económica e social, poderes e vivências em tudo distintos do campo.
A articular o país de senhorios e concelhos erguia-se o rei, chefe de todos os homens, dos senhores e vilãos, dos Portugueses, dos mouros e judeus. A todos não deixava de lembrar, nem sempre pacificamente, que era o órgão máximo do poder público. No século XIV, a monarquia feudal apresentava-se já razoavelmente centralizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário