Como Fazer uma linha do tempo
Disciplina: História
Tópico abordado: Noções de tempo e espaço
Objetivo: Coleta de dados para materializar o processo de construção da história de vida de cada aluno; compreensão de que a história individual está inserida num contexto mais amplo, da história da comunidade, da sociedade como um todo; exercício de habilidades de classificação, organização e seleção de fatos.
Tópico abordado: Noções de tempo e espaço
Objetivo: Coleta de dados para materializar o processo de construção da história de vida de cada aluno; compreensão de que a história individual está inserida num contexto mais amplo, da história da comunidade, da sociedade como um todo; exercício de habilidades de classificação, organização e seleção de fatos.
Procedimento
Ao organizar as lembranças, os alunos certamente terão de expor detalhes de sua vida pessoal, ou seja, registrar fatos e histórias próprias do seu passado e das pessoas que lhes são próximas. Mas será que esses fatos se relacionam somente com a história de cada um? Antes de responder a essa questão, devem fazer uma pesquisa.
1ª parte
No conjunto de duas páginas abertas de seus cadernos, os alunos devem registrar um pouco de sua história. No alto, devem colocar um título.
No conjunto de duas páginas abertas de seus cadernos, os alunos devem registrar um pouco de sua história. No alto, devem colocar um título.
- Fazer uma relação de alguns acontecimentos que consideram importantes e que marcaram sua vida. Esforçar-se para lembrar, também, quando e em que lugar esses fatos aconteceram e quantos anos tinham na época.
- Conversar com pais, avós, parentes ou amigos. Perguntar e registrar algo sobre seu nascimento, incluindo a data, o local e a hora.
- Procurar saber e anotar quanto mediam e pesavam quando nasceram.
- Trazer alguma recordação da época de bebê. Podem ser fotos, roupas ou brinquedos. Caso não seja possível, trazer algum depoimento relacionado a eles naquele tempo.
- Comparar o objeto ou depoimento do item anterior com um outro de sua vida atual.
- Responder: Esse conjunto de fatos diz respeito somente a cada um?
2ª parte
Proponha aos alunos que montem a linha do tempo de sua vida. Siga as etapas:
Proponha aos alunos que montem a linha do tempo de sua vida. Siga as etapas:
- Fazer a linha do tempo da vida de cada um. (Combine com eles a forma de apresentação: poderão utilizar uma cartolina ou produzi-la no computador, como ficar melhor para eles.)
- Escolher, dentre os fatos registrados, um marco, ou seja, um acontecimento muito importante da vida deles. Assinalá-lo, na linha do tempo, pintando-o de vermelho.
Em seguida, anotar outros fatos significativos ocorridos antes e depois desse marco. Se quiserem, podem destacar numa cor os acontecimentos pessoais e, noutra, os eventos coletivos ou sociais. Podem, também, ilustrar a linha do tempo com colagens ou desenhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário