segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

EUROPA:REINOS E SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÂNICO


Sacro Império Romano-Germânico
Foi durante a Idade Média que se formaram os reinos da Europa Ocidental, prevalecendo o poder dos senhores na Europa Oriental.
—No século XIII já constituem reinos sólidos os de Portugal, Castela, Aragão, França e Inglaterra.
—Em cada um destes territórios delimitados geograficamente - em cada pátria – o chefe político era o rei, pertencente a uma família nobre que se havia destacado política e/ou militarmente.
-O SACRO IMPÉRIO ROMANO-GERMÂNICO
No século X, o rei da Germânia (alemanha) Otão I aliou-se ao Papa e, da união dos territórios germânicos e italianos nasceu o Sacro Império Romano-Germânico.
—O Sacro Império procurava restaurar a união da Europa, perdida com o fim do Império Romano, e com o fracasso do Império de Carlos Magno (imperador do Ocidente entre 800 e 843).
—Porém, a rivalidade de poder entre o imperador e o Papa, a par da oposição dos senhores locais, anularam quaisquer possibilidades de sucesso do Império.
—A Oriente, o imperador bizantino nunca reconheceu o Santo Império, considerando que era o único herdeiro do poder romano e que um chefe “bárbaro” (oriundo da Germânia) nunca deveria liderar os Cristãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário