quinta-feira, 25 de agosto de 2011

2. O MODELO ROMANO

CONTEXTUALIZAÇÃO
Como foi possível uma cidade dominar quase todo o mundo conhecido e mantê-lo unido durante séculos?
Alicerçada em múltiplos factores, a unidade do mundo romano contou, em primeiro lugar, com o prestígio do próprio imperador, figura emblemática e sagrada, símbolo da paz e da unidade. Contou, também, com a sabedoria dos juristas que, fazendo do Direito uma ciência, criaram um conjunto de leis notável que serviu de suporte à administração e à justiça. Mas, acima de tudo, a unidade do Império construiu-se com espírito de abertura e tolerância bem como com a capacidade de estender, aos povos conquistados, o estatuto superior da cidadania.
Determinados a manter pela paz o que tinham conseguido pela guerra, os Romanos espalharam por todo o Império a sua cultura: os padrões urbanísticos, as construções arquitectónicas, as concepções artísticas, as grandes obras literárias, tornaram-se no património comum de todo o mundo romano e no legado cultural que mais marcou a nossa civilização.
Este processo de aculturação fez-se claramente na Península Ibérica. Aqui, os Romanos desenvolveram a vida urbana, fomentaram as actividades económica, incutiram valores e hábitos, em suma, transformaram em romanos povos anteriormente hostis.
Cidades, obras de arte, pontes e estradas lembram, no nosso território, a presença de Roma. Nenhum vestígio, porém, permanece mais vivo do que a língua em que se registam estas palavras.

Sem comentários:

Enviar um comentário