quinta-feira, 25 de agosto de 2011

RECURSOS

Illustrated History of the Roman Empire
Um excelente recurso para o estudo da Roma Antiga.
Rome and Romania
A Civilização romana no Ocidente e no Oriente ( 27 a .C. - -1453 d.C.). Genealogias e dinastias. A evolução do Império com uma série de mapas históricos.
The Roman Empire in the First Century
Espaço da PBS - Public Broadcasting Service, dos EUA, sobre o Império Romano no século I e que acompanha a série do mesmo nome do canal de televisão. Possui, além de uma barra cronológica onde se situam os principais acontecimentos, artigos sobre os imperadores, a sociedade, a vida quotidiana e a cultura. Inclui ainda um jogo chamado «Emperor of Rome».
De Imperatoribus Romanis
Um espaço «Sobre os Imperadores Romanos», com biografias de todos os imperadores até Romulus Augustulus, o último imperador romano no Ocidente, e até à imperatriz Irene (797-802) no Império do Oriente ou Bizantino. Para além das biografias tem tábuas genealógicas, mapas do Império com diferenças de 100 anos, indo do ano 1 até 1500. Há ainda uma lista das batalhas da época imperial com pequenos resumos e mapas que as situam.
A Visual Compendium of Roman Emperors
Uma cronologia ilustrada de todos os imperadores romanos. Biografias e ligações a páginas relacionadas com cada um deles.
Empereurs Romains
Biografias dos imperadores romanos e ligações a outras páginas relacionadas. A página pode ser pesquisada segundo uma ordem cronológica, por dinastias ou por ordem alfabética de nomes dos imperadores.
The Julius Caesar Site
Página dedicada integralmente à vida e obra de Júlio César.
Cleopatra of Egypt: from History to Myth
Exposição virtual do Museu Britânico sobre a rainha Cleópatra do Egipto.
Capitolium.org - Imperial Forums Official Website - Rome, Italy
Os Fóruns Imperiais de Roma, com os edifícios da época romana reconstruídos virtualmente sobre fotografias da actualidade.
Pompeii Forum Project
Página sobre as ruínas romanas de Pompeia.
The Fathers of the Church
Textos dos Padres da Igreja sobre os primeiros tempos do cristianismo.
The Christian Catacombs
Uma visita às catacumbas de Roma em várias línguas, incluindo o português. As perseguições aos Cristãos, estudos sobre a Igreja primitiva e uma bibliografia completam a página.
Kentucky Classics
Página do Departamento de Antiguidade Clássica da Universidade do Kentucky.
Exploring Ancient World Cultures
Uma cronologia, obras literárias, ensaios, personagens ilustres e ligações a outras páginas da Internet são alguns dos assuntos que se podem encontrar neste página.
Bibliotheca Classica Selecta
Concebida por dois professores belgas da Universidade de Lovaina, esta "Bibliotheca Classica Selecta" pretende ser uma introdução aos estudos clássicos, destinada não apenas a estudantes desta área mas também a todos aqueles que se interessam pelo antigo mundo greco-romano.
The Perseus Digital Library
Página com fontes primárias e secundárias para o estudo das Antigas Grécia e Roma.

Sem comentários:

Enviar um comentário