quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ARTE ROMANA


compósita foi uma ordem da arquitetura clássica
desenvolvida pelos 
romanos a partir dos desenhos
das ordens jónica e coríntia.
Os edifícios romanos seguiam de perto o modelo helénico, tendo por isso adoptado as três ordens arquitectónicas, com preferência pela coríntia. No entanto, era frequente que, para acentuar a grandiosidade dos templos, os Romanos não só construíssem colunas e capitéis de maiores dimensões (gigantismo arquitectónico), mas também dotassem uma mesma coluna dos vários elementos das várias ordens, criando, desta forma, a ordem CÓMPOSITA. Chegavam mesmo a construir os templos sobre uma plataforma elevada (o podium).
As obras escultóricas, por seu lado, não seguiam, em geral o idealismo presente na escultura helénica: o REALISMO escultórico justificava-se pela necessidade de valorização do homem público (por exemplo o magistrado) retratado de acordo com a sua individualização própria.
O idealismo era reservado para a glorificação do imperador, retratado nas estátuas oficiais como um ser perfeito, tal como convinha à vontade de divinização do seu poder. Os Romanos empenharam-se na reprodução das grandes obras gregas, pelo que devemos a essas réplicas o conhecimento de grande parte da estatuária grega hoje desaparecida.

Sem comentários:

Enviar um comentário