quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LITERATURA: ODISSEIA: ILÍADA: HOMERO

 HOMERO
Pouco se sabe sobre Homero (c. 850 a.C.). Acredita-se que era um poeta cego, viveu na Grécia no século oito antes de Cristo e escreveu duas das mais importantes epopéias da história da civilização. Ele pode ter sido um menestrel ambulante ou um contador de histórias na corte de uma das cidades-estados gregas. Há mesmo quem acredite que ele seja um personagem imaginário, criado apenas para justificar as obras que lhe são atribuídas.Na mesma época em que se supõe que tenha vivido Homero, apareceram na literatura grega dois poemas épicos: a Ilíada e a Odisséia. Tendo como pano de fundo a Guerra de Tróia, eles são tão impressionantes que resistiram durante séculos como obras-primas literárias. A Ilíada conta a história de Aquiles e sua desavença com seu comandante Agamêmnon a respeito de Briseida, uma escrava troiana. Aquiles se recusa a combater os troianos, mas quando seu amigo Pátroclo é morto por Heitor, um general troiano, Aquiles decide entrar na batalha para vingá-lo. E a Odisséia narra os dez anos em que Ulisses teve que enfrentar monstros e gigantes, na terra e no mar, antes de regressar a Ítaca. Lá, ele é forçado a derrotar diversos homens que tentavam cortejar sua esposa Penélope, que já havia se convencido de que seu marido havia morrido. No final, Ulisses recupera seu trono em Ítaca e se une novamente a Penélope.Outras obras foram atribuídas a Homero, mas seu verdadeiro legado está nos inúmeros trabalhos que foram inspirados na Ilíada e na Odisseia, nos personagens e na mitologia que ele criou. A Odisseia é uma das mais inspiradas aventuras jamais criadas pelo espírito humano.A longa jornada de Ulisses, uma década passada do fim do cerco a Tróia, no propósito de retornar à casa e reencontrar o amor de Penélope, continua encantando e influenciando geração após geração.

A ÍLIADA
A Ilíada é um poema épico com 24 cantos, atribuído a Homero e escrito antes da Odisseia.
É um poema guerreiro que nos fala da guerra de Tróia, principalmente da cólera de Aquiles e das suas funestas consequências e nos faz simultaneamente um retrato da civilização da época. Foi considerada a Bíblia da antiga Grécia.
A Ilíada conta a ira de Aquiles durante o cerco à cidade de Tróia. O comandante dos Gregos (Aqueus) chamava-se Agamémnon e roubou a escrava Briseida que era pertença de Aquiles. Este recusou-se a combater. Ora, os troianos liderados por Heitor começaram a vencer os aqueus. Desesperados os Aqueus vão pedir auxílio a Aquiles pedindo-lhe que reconsidere. Aquiles mantem a decisão de não combater mas consente em enviar o seu escudeiro Pátroclo envergando a sua armadura. Pátroclo lança-se no combate e os troianos julgam tratar-se de Aquiles. Acontece que Heitor não tem medo e enfrenta Pátroclo matando-o. Quando Aquiles soube o que acontecera visto que era muito amigo de Pátroclo ficou enfurecido e resolver então entrar na liça. Consegue desbaratar os troianos e acaba por matar Heitor. Aquiles não quis devolver aos troianos o cadáver de Heitor para que lhe pudessem prestar as honras fúnebres. Príamo, rei de Tróia e pai de Heitor com o auxílio do deus Hermes consegue introduzir-se no acampamento dos aqueus e pede a Aquiles que lhe dê o corpo do filho. Aquiles comove-se com o pedido do rei e acaba por devolver o corpo de Heitor.
O poema acaba com as cerimónias fúnebres a Heitor dentro da cidade de Tróia.

Sem comentários:

Enviar um comentário