quarta-feira, 4 de abril de 2012

BANDEIRANTES NO BRASIL

BANDEIRANTES


No Brasil, durante o Período Colonial, ocorreram movimentos de exploração do território em busca de índios para serem escravizados e também de ouro.Um desses movimentos, chamados de “Bandeiras” eram expedições, originadas em São Paulo e dirigidas por homens determinados que exploravam o interior do Brasil. Esses homens eram chamados de Bandeirantes.Houveram três "ciclos" de atuação dos bandeirantes:No primeiro ciclo, chamado de “caça ao índio”, os bandeirantes capturavam índios para serem escravizados e vendidos aos fazendeiros de cana-de-açúcar. Nesta fase os bandeirantes invadiam tribos e missões jesuítas para capturar os indígenas, que eram levados acorrentados até os locais de leilão. Neste ciclo os bandeirantes mais conhecido eram Antônio Raposo Tavares e Manuel Preto.
Em seguida veio o segundo ciclo, chamado de "sertanismo de contrato", foi a fase em que os bandeirantes eram contratados para combater os quilombos – aldeias de escravos fugitivos, que se formavam em locais de mata fechada, distantes das colônias. Domingos Jorge Velho era o bandeirante mais conhecido deste ciclo.Finalmente, no terceiro ciclo ou “ciclo do ouro”, os bandeirantes passaram a dedicar-se à exploração das regiões auríferas, principalmente de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, e no qual se destacaram os bandeirantes Fernão Dias Pais, Manuel Borba Gato, Bartolomeu Bueno da Silva e Pascoal Moreira Cabral.As principais conseqüências do movimento bandeirante foram a expansão da fronteira brasileira para territórios que pertenciam à Espanha pelo tratado de Tordesilhas e, com a exploração do ouro e diamantes, a fixação de populações em áreas urbanas, como as vilas de Ouro Preto, Sabará, Mariana e Diamantina, em Minas Gerais, Vila Boa, em Goiás, e Vila Bela, em Mato Grosso.
Curiosidades
Geralmente os bandeirantes não levavam provisões, mesmo nas viagens longas. Levavam apenas cabaças de sal, pratos de estanho, cuias e as indispensáveis redes de dormir. Isto ocorria porque a viagem ficava muito difícil com tantas coisas para carregar e também porque não havia formas de conservar os alimentos, assim, os bandeirantes se alimentavam da pesca e das frutas que encontravam pelo caminho. Quando faltavam esses alimentos, utilizavam carne de cobra, lagartos e sapos ou rãs. Se faltava água, tentavam encontrá-la nas plantas, mascavam folhas, roíam raízes e, em casos extremos, bebiam até sangue de animais. Definitivamente não era um trabalho nada fácil!

Sem comentários:

Enviar um comentário