segunda-feira, 2 de abril de 2012

CONTEXTUALIZAÇÃO

CONTEXTUALIZAÇÃO
UNIDADE 3:A PRODUÇÃO CULTURAL
O Renascimento conheceu a promoção do individualismo. Nos palácios e nas cortes, as elites cortesãs e burguesas sobressaíam pelo luxo, pelas maneiras, pelos talentos culturais.
Especialmente apreciados foram os intelectuais e os artistas, que mereceram as maiores honras e justificaram o mecenato.
Os intelectuais do Renascimento são conhecidos pelo nome de Humanistas.
Apaixonados pelos textos gregos e latinos, absorveram os seus valores antropocêntricos, fazendo da cultura antiga um instrumento formativo da personalidade humana. Preocupados com a construção de um mundo melhor, não deixaram de criticar as vilanias do presente, às quais contrapuseram as utopias.
A paixão pelos clássicos perseguiu também os artistas, apostados na exaltação da figura humana, no equilíbrio das linhas arquitetónicas, na perfeição e racionalidade das composições.
Não se limitando aos Antigos, foram todavia, capazes de os ultrapassar. Provam-no a técnica da pintura a óleo, a perspectiva e o naturalismo.
Em Portugal, o ambiente cultural da corte régia, revelou-se favorável ao surto das letras e das artes. A erudição humanista fez-se sentir no ensino e na produção de notáveis obras literárias.
Quanto à arte, apesar da pujança do gótico, que se renovou na exuberância do manuelino, haveria também de registar influências do Classicismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário