CONTEXTUALIZAÇÃO
UNIDADE 5: AS NOVAS REPRESENTAÇÕES DA HUMANIDADENão sem dificuldades decorreu o encontro de culturas suscitado pela aventura planetária das Descobertas marítimas. A curiosidade europeia pelas fisionomias, pelas formas de ser e pensar dos novos povos sempre coexistiu com as atitudes mais intolerantes dos Europeus, que chegaram a duvidar da humanidade do Outro, tantas vezes chacinado, escravizado, desrespeitado. O padre dominicano espanhol Bartolomeu de las Casas protagonizaria, no século XVI, a primeira manifestação de defesa dos direitos humanos, a propósito da escravização dos índios americanos, que veemente condenou.
A dificuldade em compreender o Outro transparece do carácter que a missionação revestiu. O cristianismo foi, frequentemente, imposto pela força; no melhor dos casos, transformou-se em instrumento da aculturação dos valores europeus pelos povos africanos, asiáticos e ameríndios.
A própria miscigenação, em que os ibéricos foram pródigos, não trouxe uma fácil nem pacífica integração à imensa variedade de mestiços.
Sem comentários:
Enviar um comentário