segunda-feira, 2 de abril de 2012

EXPERIENCIALISMO

O experiencialismo, princípio condensado na frase de Duarte Pacheco "a experiência é a mãe de todas as coisas",emergiu na época renascentista, altura em que o Humanismo obrigou à descoberta das realidades relacionadas com o Homem e o seu contexto. Este experiencialismo devido ao estabelecimento de uma mentalidade crítica foi, no início,apenas uma ilustração, comprovação ou negação de conhecimentos aferidos por especulação ou racionalidade, e somente com o passar do tempo se tornou em si próprio produtor de saber.
 A adoção da Matemática como linguagem universal que servisse de fundamento e documento de grande parte do saber resultante da experiência foi um dos fatores fundamentais desta época.
O pragmatismo e a experiência tiveram em Portugal um papel preponderante em plena época de Descobrimentos, uma vez que o confronto com novas realidades permitiu verificar a verdade ou falsidade de conceitos até então tidos como certos por não haver provas que os contrariassem. Assim, o experiencialismo contribuiu para desmistificar certas ideias e para a produção de tratados sobre os temas mais diversos observados na primeira pessoa: botânica, geografia, cartografia, cosmografia, medicina, física, química e fauna, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário