A pintura e a escultura do Renascimento obedeciam a duas características fundamentais: o classicismo e o naturalismo.
CLASSICISMO – inspiração nos artistas da Antiguidade Clássica. Esta influência pode estar presente, nomeadamente:
- na utilização dos elementos arquitetónicos greco-romanos.
-nos temas retratados: mitologia e história clássicas
-na representação do corpo humano.
-na valorização da proporção, da simetria, da harmonia.
NATURALISMO – admiração pela Natureza, a qual se tenta transpor para a arte. O naturalismo levou os pintores em busca da representação verosímil dos rostos, da anatomia, do movimento e de todo o tipo de paisagens.
Na escultura , a estátua equestre, de extremo realismo foi a área onde o melhor se verificou a aplicação do Naturalismo.
Neste processo de descoberta da Natureza na arte, os artistas desenvolveram técnicas de aproximação ao real através da:
-aplicação das regras da perspectiva (para dar a ilusão da terceira dimensão numa superfície plana).
A perspectiva: estudada matematicamente pelos arquitectos Brunelleschi e Alberti e pelo pintor Piero della Francesca, consiste na criação de um espaço tridimensional. Este pode ser obtido de duas maneiras: através da perspectiva linear (criação de um espaço geométrico em que as linhas convergem para o ponto de fuga e as figuras mais afastadas são representadas com menor dimensão) ou através da perspectiva aérea, muito utilizada por Leonardo da Vinci (gradação da luz ou sfumato, que transmite a sensação de afastamento).
-pintura a óleo (técnica cuja invenção é atribuída ao pintor Jan Van Eyck, que permite um maior detalhe, gradação de cores e secagem mais rápida do que a têmpera).
-a geometrização: adoção de formas geométricas em pintura. As cenas representadas desenhavam uma pirâmide, enquanto na arquitetura alguns edifícios poderiam inscrever-se num cubo ou num paralelepípedo.
CARACTERÍSTICAS DA ARQUICTETURA RENASCENTISTA
A nova estrutura arquitetónica adotou as seguintes características:
1. PROPORÇÃO
2. SIMETRIA
3. PERSPECTIVA LINEAR
4. HORIZONTALIDADE: LINHAS E ÂNGULOS RECTOS
5. ABÓBADA DE BERÇO
6. CÚPULA
7. ARCO DE VOLTA PERFEITA
8. GRAMÁTICA DECORATIVA
CLASSICISMO – inspiração nos artistas da Antiguidade Clássica. Esta influência pode estar presente, nomeadamente:
- na utilização dos elementos arquitetónicos greco-romanos.
-nos temas retratados: mitologia e história clássicas
-na representação do corpo humano.
-na valorização da proporção, da simetria, da harmonia.
NATURALISMO – admiração pela Natureza, a qual se tenta transpor para a arte. O naturalismo levou os pintores em busca da representação verosímil dos rostos, da anatomia, do movimento e de todo o tipo de paisagens.
Na escultura , a estátua equestre, de extremo realismo foi a área onde o melhor se verificou a aplicação do Naturalismo.
Neste processo de descoberta da Natureza na arte, os artistas desenvolveram técnicas de aproximação ao real através da:
-aplicação das regras da perspectiva (para dar a ilusão da terceira dimensão numa superfície plana).
A perspectiva: estudada matematicamente pelos arquitectos Brunelleschi e Alberti e pelo pintor Piero della Francesca, consiste na criação de um espaço tridimensional. Este pode ser obtido de duas maneiras: através da perspectiva linear (criação de um espaço geométrico em que as linhas convergem para o ponto de fuga e as figuras mais afastadas são representadas com menor dimensão) ou através da perspectiva aérea, muito utilizada por Leonardo da Vinci (gradação da luz ou sfumato, que transmite a sensação de afastamento).
-pintura a óleo (técnica cuja invenção é atribuída ao pintor Jan Van Eyck, que permite um maior detalhe, gradação de cores e secagem mais rápida do que a têmpera).
-a geometrização: adoção de formas geométricas em pintura. As cenas representadas desenhavam uma pirâmide, enquanto na arquitetura alguns edifícios poderiam inscrever-se num cubo ou num paralelepípedo.
CARACTERÍSTICAS DA ARQUICTETURA RENASCENTISTA
A nova estrutura arquitetónica adotou as seguintes características:
1. PROPORÇÃO
2. SIMETRIA
3. PERSPECTIVA LINEAR
4. HORIZONTALIDADE: LINHAS E ÂNGULOS RECTOS
5. ABÓBADA DE BERÇO
6. CÚPULA
7. ARCO DE VOLTA PERFEITA
8. GRAMÁTICA DECORATIVA
Sem comentários:
Enviar um comentário