segunda-feira, 2 de abril de 2012

CONTEXTUALIZAÇÃO

CONTEXTUALIZAÇÃO
UNIDADE 4: A RENOVAÇÃO DA ESPIRITUALIDADE E DA RELIGIOSIDADE
Foi no contexto da renovação cultural renascentista que, no século XVI, se operou a Reforma da Igreja. Esta mergulha as suas raízes num ambiente de inquietação espiritual e religiosa que se vivia, pelo menos, desde há dois séculos. O desprestígio do papado, o luxo e a corrupção do clero motivavam, com efeito, críticas – muitas da parte dos humanistas -, fazendo sentir a necessidade de uma religião sincera e evangélica, na qual a Humanidade encontraria a paz do coração ao imitar Jesus.
A verdade é que a Reforma foi além de uma purificação do cristianismo. Ao despoletar a questão das indulgências, Lutero acabou por provocar uma rutura teológica. A justificação pela Fé, a exclusividade da Bíblia como fonte de Fé, o sacerdócio universal e a negação da autoridade do papa são princípios comuns às Igrejas reformadas – luterana, calvinista e anglicana , que puseram em causa os dogmas do catolicismo.
Também a Igreja Católica faria a sua reforma. Amparada nas decisões do Concílio de Trento, na força da Inquisição e do Índex e na militância de novas congregações, a igreja católica reafirmou o dogma e o culto tradicional; corrigiu a sua disciplina; vigiou e reprimiu a heterodoxia; persuadiu os crentes e conquistou novos adeptos.
Não sem dramas e sangue, de que as guerras da religião são testemunho, a Reforma protestante e a Reforma católica marcaram a História europeia dos séculos XVI e XVII.

Sem comentários:

Enviar um comentário